Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Coamig: jubileu de 50 anos reúne famílias dos fundadores

Uma confraternização entre gerações de famílias de produtores rurais de Guarapuava e região para celebrar cinco décadas de atuação da Coamig: foi nesta atmosfera de amizade, lembranças e homenagens que a cooperativa realizou, dia 26 de julho, no Parque Lacerda Werneck, um jantar de comemoração pelos seus 50 anos de existência. Na ocasião, o presidente, Edson Bastos, descerrou uma placa comemorativa. Em seguida, ele e outros diretores entregaram troféus alusivos ao jubileu a parentes de cada um dos fundadores, que tiveram seus nomes mencionados e aplaudidos. Na ocasião, alguns dos familiares trouxeram relatos emocionados, rememorando seus exemplos de alegria frente aos desafios de então. Colaboradores também foram homenageados.

Em entrevista, o presidente da Coamig afirmou que o clima de união em torno da data havia surpreendido: “É muita alegria nesse dia de confraternização. Superou qualquer expectativa”. Edson Bastos comentou em seu pronunciamento, que as novas gerações devem participar sempre mais: “Estamos convocando os jovens para assumirem o papel de condução de nossa cooperativa. São novas cabeças”, destacou.

Para o vice-presidente, Francisco Serpa, o surgimento da Coamig, nos anos 60, acompanhou uma tendência de expansão da idéia cooperativista no setor rural paranaense. “Realmente foi um trabalho de pioneiros, porque naquela época, há 50 anos, o cooperativismo estava dando seus primeiros passos aqui no Paraná. Felizmente, porque foram essas entidades que fizeram nosso Estado florescer e produzir o que ele produz hoje de alimentos”.

Para marcar seus 50 anos, a Coamig promoveu, durante o mês de julho, uma programação especial: em todas as sextas-feiras, foi realizado, para cooperados, um Dia de Negócios, com sorteios de R$ 3 mil entre cooperados e clientes em geral. Os ganhadores puderam utilizar o prêmio para adquirir produtos nas lojas da cooperativa em Guarapuava e Ivaí.

No dia 27, a cooperativa realizou no Parque de Exposições Lacerda Werneck um leilão de novilhas de leite e o sorteio de um automóvel entre os cooperados (atividade com autorização da SECAP [Ministério da Fazenda] nº 06.003471/2019). A ganhadora foi Josiane Aparecida dos Reis. Fundada em 14 de julho de 1968, a Coamig atualmente atua na venda de insumos para produção de milho, soja e feijão e na produção de leite. O quadro total de cooperados é de 2.834. A cooperativa possui sede, loja e usina de leite em Guarapuava. Em Ivaí, conta também com loja de produtos agropecuários.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer