Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Grupo Pitangueiras

Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Belagrícola: acompanhando o produtor rural desde o planejamento da safra até a comercialização dos grãos

A Belagrícola completa em 2020, 35 anos de existência. A história da cerealista começou no norte do Paraná, como uma revenda de produtos agrícolas. A empresa atua hoje no Paraná, São Paulo e Santa Catarina e conta com 38 unidades de recebimento de grãos e 55 lojas de insumos e já é uma das maiores do setor no Brasil.

O presidente da Belagrícola, Flávio Andreo conta que um dos grandes diferenciais da cerealista é a proximidade e parceria com o produtor rural. “O espírito da Belagrícola é de paixão pelo que faz e dedicação ao cliente. A Belagrícola veio evoluindo com o tempo, mas o espírito continua o mesmo. Oferecemos assistência técnica e temos proximidade com o produtor. Estamos com ele desde o planejamento da safra, plantio, desenvolvimento da cultura, e na comercialização dos seus produtos”.

Levar tecnologia ao produtor rural, também é uma das prioridades da empresa, como conta Andreo. “Tudo que o produtor precisa, a Belagrícola está apta e preparada para oferecer. Nosso lema principal é unir tecnologia à simplicidade do campo e hoje ainda mais com a quantidade de tecnologias novas que surgem a cada ano para o produtor rural”.

Um dos exemplos dessa evolução de tecnologia constante é o Conecta, um portal e aplicativo da Belagrícola para melhor interação com o cliente. Nele o produtor rural cliente acompanha de forma detalhada suas transações. “Ele consegue entender o que tem à disposição com a Belagrícola, como está suas posições de grãos, questão de contrato. Queremos ampliar ainda mais suas funções, é um portal em desenvolvimento”.  

Por meio dos programas BelaPrecisão e BelaGeração, a cerealista busca levar desenvolvimento também para seus clientes. O BelaPrecisão emprega tecnologia em agricultura de precisão. Consiste no mapeamento da fertilidade do solo a fim de obter maior produtividade e rentabilidade ao agricultor. Planejamento e execução focados na qualidade de coleta e análise.

Já o BelaGeração foca em um assunto bastante importante para a continuidade das propriedades rurais: a sucessão familiar. A Belagrícola oferece treinamento aos produtores rurais e seus filhos e netos em temas relativos à agricultura e empreendedorismo.

O Belatech é mais um aplicativo que busca auxiliar o cliente nas tomadas de decisões. Desenvolvida especialmente para maximizar as experiências dos clientes com a Belagrícola, a operação da Belatech se dá através de um aplicativo mobile de última geração. Suas funcionalidades incluem: atendimento, comunicação, planejamento, compartilhamento de informações, geração de conhecimento e análise comportamental.

Parceria Internacional

2017 foi um ano marcante para a história da Belagrícola, já que foi quando a empresa expandiu os negócios para o mercado internacional, fechando uma parceria com a Dankan Farming, sediada na China. O grupo faz parte de um conglomerado de empresas que atuam globalmente em diversos setores, como construção civil, mineração, tecnologia e agricultura. “Isto trouxe um know how  a mais para empresa. De entender e conhecer um pouco mais de um mercado consumidor importante, que consome grande parte da nossa produção e repassar isso ao nosso cliente. Conseguimos oferecer uma maior inteligência para o produtor para a tomada de decisões e, eventualmente, condições melhores dependendo do mercado”.

Futuro da Belagrícola

Segundo Andreo a empresa tem condições de crescer ainda mais, mas sem perder sua essência. “A Belagrícola projeta sempre a expansão, mas sem perder este espirito de conexão, de proximidade com o produtor, porque isso nunca vai acabar. A tecnologia vai sempre evoluir, mas vai ter alguém plantando, alguém auxiliando e ajudando a otimizar a produção rural. A Belagrícola quer ser esse parceiro, quer estar sempre presente na vida do produtor. Temos muitas regiões novas para expandir.  Mas o cliente pode sempre esperar uma empresa confiável, que estará sempre ao lado, levando inovação, tecnologias, tudo que o produtor rural precisa para conseguir produzir mais. Esse é o nosso caminho, desejo e nossa missão”.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Grupo Pitangueiras