Maio: Pecuaristas do PR devem vacinar bovídeos contra aftosa

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 26 de abril de 2017

Maio: Pecuaristas do PR devem vacinar bovídeos contra aftosa

   Os pecuaristas do Paraná que criam bovídeos terão, a partir da próxima segunda-feira, 1º de maio, um compromisso importante: participar, durante o mês, de mais uma Campanha de Vacinação contra Aftosa, promovida pelo governo estadual. Nesta que será a primeira etapa do ano, a ação tem por objetivo a imunização de bovinos e búfalos até 24 meses de idade, incluindo bezerros com poucos dias de vida. A segunda fase ocorrerá em novembro. A ADAPAR lembra que é obrigatório participar dos dois momentos de vacinação e que, em ambos, a aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais.
    O pecuarista também precisa comprovar que realizou a imunização de seu plantel, dentro do período da campanha – em Guarapuava, o procedimento é realizado na unidade da Adapar (rua Vicente Machado, 1811, Centro). É possível também utilizar a internet, acessando a página da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e seguindo as instruções. Um detalhe importante: o produtor só conseguirá efetuar a comprovação online depois que o revendedor também tiver cadastrado a venda da vacina no site. 
    A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais. O pecuarista, além disso, fica impedido de transportar seu rebanho bovídeo para qualquer finalidade.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.