Na 4ª edição, rally de sustentabilidade ocorre em novo formato e nova época

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 07 de maio de 2019

Na 4ª edição, rally de sustentabilidade ocorre em novo formato e nova época

O evento é voltado a cooperados da Agrária e produtores associados ao Sindicato Rural de Guarapuava. O período de inscrição será de 2 a 9 de maio.

 

O Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água, evento que tem como objetivo conscientizar produtores rurais sobre a necessidade e as técnicas de preservação dos recursos naturais, chega remodelado à quarta edição.

Realizado pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, este ano o rally passa a ocorrer no mês de maio – período de entressafra na região de Guarapuava (PR). O objetivo é concentrar a atenção para a necessidade de utilizar técnicas conservacionistas, tais como a cobertura outonal, para proteger o solo nos períodos em que não há cultura comercial estabelecida. O rally está programado para o dia 21 de maio, com largada na sede da FAPA, em Entre Rios.

“Nessa época essas boas práticas são mais visíveis no campo”, destacou o coordenador da FAPA, Márcio Mourão. “Antes do plantio de inverno, se o solo estiver mais ‘desprotegido’, sem a devida cobertura de solo, corre-se o risco de erosão e outros problemas que prejudicam a qualidade e a estrutura do solo, e que podem inclusive contaminar as fontes de água. É isso que queremos mostrar nesta edição, a importância dessas técnicas”.

Também o formato da competição sofreu alterações. Além do rally de regularidade, que coloca à prova a destreza dos pilotos nas estradas rurais da região, contará pontos para a equipe a participação em atividades educativas (relacionadas às boas práticas agrícolas e conservação do solo e da água) em cinco pontos de parada ao longo do trajeto. Essas atividades serão desenvolvidas e acompanhadas pelos pesquisadores da FAPA, segundo a expertise de cada um. Em cada um dos pontos, os participantes terão ainda a oportunidade de interagir com os apoiadores do evento. A chegada do rally, bem como a premiação e o encerramento, ocorrerá no Parque Recreativo Jordãozinho.

“O objetivo é reforçar o caráter educativo do rally, trazendo as práticas e técnicas que são recomendadas pela FAPA. E, enfim, destacar o importante papel da agricultura sustentável”, acrescentou Márcio.

 

Participação

O evento é voltado a cooperados da Agrária e produtores associados ao Sindicato Rural de Guarapuava. O período de inscrição será de 2 a 9 de maio. As equipes podem ter de duas a quatro pessoas (no mínimo, piloto e navegador), e devem fazer a inscrição no departamento de Assistência Técnica da Agrária ou no Sindicato Rural de Guarapuava.

A taxa de inscrição é de 5 kg de alimento não perecível por pessoa. Todo o alimento arrecadado será destinado ao Hospital Semmelweis, em Entre Rios.

O 4º Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água é apoiado por Adama, BASF, Bayer, Pioneer, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema FAEP e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

 

Na imagem: uma das estações do rally, na edição 2018
Foto/Agrária

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.