Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Segunda-feira, 24 de junho de 2019

Valagro apresenta seu portfólio de produtos em Guarapuava

A Valagro, empresa italiana de bioestimulantes e especialidades nutricionais para diversas culturas, com o apoio do parceiro Agrícola Centro-Sul, realizou no dia 23 de maio, em Guarapuava, o "Valagro for Future Farmingon Tour", evento onde a empresa busca mostrar aos clientes, pesquisadores, técnicos e produtores rurais seu portfólio de produtos, ressaltando a preocupação da empresa com a sustentabilidade na agricultura.  Em Guarapuava, o evento teve como tema: Ciência por trás dos bioestimulantes em grandes culturas: soluções inovadoras da Valagro para o estado do Paraná.  Confira o resumo do que foi apresentado no "Valagro for Future Farmingon Tour":

Como enfrentar o desafio do futuro da agricultura: a abordagem Valagro, ciência a serviço da natureza

Victor Sonzogno – diretor Brasil e Cone Sul

“A Valagro é uma empresa italiana presente no segmento de bioestimulação. É uma das pioneiras nesse setor, na Europa. Nesses últimos anos de desenvolvimento teve uma expansão internacional muito grande. Hoje, operamos em 13 mercados com filiais próprias. Estamos no Brasil há mais de 20 anos e há dois anos inauguramos uma fábrica no interior de São Paulo. Nosso segmento de atuação no Brasil é de Nutrição Especial, voltado para melhorar a performance das culturas agrícolas, principalmente para cereais, mas temos também um portfolio para hortifruticultura. Atuamos em diversos estados do Brasil, no entanto, não estávamos presentes ainda no Paraná. No ano passado, iniciamos um trabalho na região de Ponta Grossa e Cascavel e agora estamos expandido para mais regiões no estado. O evento é uma forma de apresentarmos nossa tecnologia para o mercado, parceiros, pesquisadores, consultores, especialistas do segmento, para que eles tenham mais acesso ao tipo de tecnologia que trazemos para o Brasil. O nosso slogan é a "Ciência a serviço da Natureza", então trazemos uma carga de pesquisa e inovação e com isso, conseguimos comprovar o funcionamento dos nossos produtos na planta, algo muito raro nesse mercado. No evento, explicamos como é o desenvolvimento dos nossos produtos, os critérios que são usados e a efetividade do produto em si. A empresa sempre busca maneiras de incorporar tecnologia, mas também de trabalhar de forma sustentável, trazendo retorno de investimento para o produtor, rentabilidade para o distribuidor e sustentabilidade, entregando para planta o que ela precisa no momento certo e eficiência para o produtor, para que ele produza mais”.

Soluções eficazes e sustentáveis a partir da plataforma de inovação Valagro

Chryz Serciloto – gerente desenvolvimento de Mercado

“A Valagro se esforça muito para se diferenciar de outras empresas, tentando explicar aos produtores o modo de ação de cada produto, cumprindo várias etapas na sua plataforma de pesquisa e desenvolvimento, onde ela se apoia em quatro pilares: conhecimento da matéria-prima e agentes ativos, conhecimento de extração das matérias-primas, identificação e explicação do modo de ação de cada produto e também fornece soluções comercialmente viáveis para os produtores, testando o produto, posteriormente, em nível de campo por duas safras seguidas, antes de lançar. Dentre as técnicas de screaming, nós destacamos as análises genômicas e fenômicas. Nas análises genômicas identificamos quais os genes dentro da planta que foram mais expressos mediante aplicação de um produto em determinada situação de ambiente. Nesse caso, usamos a técnica de microarray, PCR em tempo real ou de sequenciamento de nova geração. Nessas técnicas aplicamos o produto em plantas modelo, extraímos o DNA e consequentemente conseguimos entender quais os genes que foram mais expressos após o uso desse produto. Por exemplo, no caso do Megafol, um produto focado em estresse, ele aumenta em torno de 60 vezes algum gene relacionado à estresse, seja seca, temperatura, geada, alta radiação, falta de oxigênio, por herbicida e outros. Nessa técnica, precisam ser usadas plantas modelo, onde você tem um genoma sequenciado. Utilizamos a técnica do sequenciamento de nova geração, onde são identificados os genes mais expressos diante de um bioestimulante Valagro, porém sem a necessidade de ter o genoma conhecido na cultura. Um exemplo claro é o da soja. Nós temos um produto especifico que é o Yeldon, onde fizemos esse trabalho de aplicação na soja e através dessa técnica conseguimos identificar mais de 150 genes que foram mais expressos na cultura. Estes genes têm uma ação muito importante de atuar em algumas rotas especificas, onde destacamos o transporte de açúcar e nutrientes, aumentando o enchimento de grãos, aumento da divisão celular, aumento do pegamento de vagens, crescimento das sementes e também o metabolismo de ácidos graxos, onde a cultura da soja acumula lipídios. Armazenando mais ácidos graxos, consequentemente a cultura da soja aumenta a qualidade e também a produtividade”.

A eficácia das soluções Valagro para grandes culturas

Murilo Moraes – gerente de desenvolvimento de mercado grandes culturas

“A gente vem trabalhando em outros estados do Brasil há bastante tempo, colhendo muitos resultados positivos. Em termos de produtividade e rentabilidade para o produtor, a experiência está sendo positiva. Hoje temos um potencial imenso para se explorar na cultura da soja, por exemplo. Muitas das nossas tecnologias são para maximizar produtividade e o potencial genético da planta. Mostramos a aplicação do produto, o manejo, o quanto a gente está trazendo de ganho, colhendo a mais. Temos um portfolio completo para cereais, desde o tratamento de semente até o enchimento de grãos, cada um com sua função específica na fisiologia da planta. O produto principal é o Yeldon, que dentro de toda a tecnologia da empresa é voltado especialmente para cereais. O Yeldon é um bioestimulante que trabalha na maximização da planta em taxa fotossintética, produção de fotoassimilado, translocação para o grão, melhora toda a fisiologia interna da planta para que ela reverta no que interessa, que é a produção de grão”.

Cases de sucesso regional

Ademar Assis – RTV Ponta Grossa

“Começamos a trabalhar com os produtos Valagro em Ponta Grossa, Guarapuava e região há um ano. Fizemos alguns trabalhos de campo, incluindo produtores de Guarapuava, Ponta Grossa e Irati. Utilizamos principalmente o Yeldon e o Megafol, que são focados para grandes culturas e utilizamos aqui na região em soja e feijão. O nosso parceiro local é a Agrícola Centro-Sul e temos tido uma aceitação muito boa. Nossos clientes estão muito satisfeitos com os resultados, em produtividade e rentabilidade. A tendência é que aonde utilizamos os produtos tenhamos um crescimento das culturas muito bom. Nossa expectativa é que, com o evento, a marca Valagro seja mais conhecida na região, pois temos produtos de qualidade, que trazem muitos benefícios para o produtor”.

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo