Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Transparência e credibilidade

AGO aprova contas do ano passado e orçamento de 2020

O Sindicato Rural de Guarapuava realizou, dia 27 de agosto, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) relativa ao ano de 2019. Inicialmente prevista para dia 25 de março deste ano, a assembleia havia sido adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Seguindo as medidas de segurança exigidas no momento, os trabalhos foram realizados com a presença de diretores e associados. A ordem do dia trouxe a aprovação das contas da gestão financeira de 2019, da proposta orçamentária para 2020 e assuntos gerais.

O presidente do sindicato, Rodolpho Botelho, apresentou um resumo das atividades da entidade e a prestação de contas de 2019. O contador Ted Marco Sander detalhou as Demonstrações Contábeis. Ele mencionou a queda de receitas advindas da Contribuição Sindical, que gerou déficit, mas observou que, por outro lado, a entidade sindical vem buscando aumentar receitas com serviços prestados. Membro do Conselho Fiscal do sindicato, Gabriel Gerster leu o parecer do conselho sobre as contas. Para conduzir votação do tema, a AGO convidou o associado Arthur Gubert.  Os participantes se manifestaram pela aprovação. Botelho apresentou em seguida a proposta orçamentária para 2020, a qual, colocada em votação por Gubert, também foi aprovada.

Após a assembléia, Botelho falou à REVISTA DO PRODUTOR RURAL, comentando um dos desafios que, na avaliação da diretoria, o sindicato tem pela frente: “Acho que o principal foco hoje é a participação mais efetiva dos produtores rurais, dos sócios, junto a sua entidade representativa, ao Sindicato Rural, junto à Federação de Agricultura”, observou. Ele recordou ainda que os sindicatos rurais são os representantes da classe rural e que apoiá-los é importante, já que recebem as reivindicações do agro e as encaminham para outras entidades e esferas de governo: “Nós precisamos cada vez mais dessa efetividade do produtor, em participar, trocar idéias, informações, para dar mais força e suporte ao Sindicato Rural”.

Também em entrevista, o contador Ted Marco Sander avaliou o período analisado pela AGO: “A gente tem visto que o sindicato tem feito o dever de casa, em função da dificuldade da facultatividade da Contribuição Sindical Rural. A entidade tem feito uma contenção de despesas, mantido as receitas, e até aumentado em algumas áreas”.

Membro do Conselho Fiscal, Anton Egles lamentou a pouca presença de produtores associados na assembleia: “Infelizmente o comparecimento foi baixo”. Ao mesmo tempo, enalteceu a explanação sobre números da entidade sindical: “Como sempre, a apresentação dos resultados foi de maneira clara e precisa, transparente, que é uma das prerrogativas do nosso sindicato. Felizmente conseguimos manter as nossas metas do ano de 2019. A perspectiva para o ano de 2020, com a pandemia, não é das mais inspiradoras. Mas vamos tentar manter a nossa entidade funcionando, da melhor maneira possível, e estamos trabalhando para isso, para poder fechar as contas com o menor déficit possível”.

Relatório de atividades 2019

Confira o que o Sindicato Rural faz pelos produtores da região

São diversas as atividades que o Sindicato Rural de Guarapuava proporciona para os produtores durante o ano.

Serviços

Entre os serviços do dia a dia, a entidade realiza: folha de pagamento de produtores; orientação e declaração de Imposto Territorial Rural (ITR); emissão de Certidões de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR); emissão do Ato Declaratório Ambiental (ADA); e, por meio de parcerias, também emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA); Certidão Negativa do IAP; serviços do INCRA; e assessoria jurídica (Escritório de Advocacia Decker).

Tecnologia

A difusão de tecnologia é outro papel importante do Sindicato Rural de Guarapuava. Em parceria com o SENAR-PR, a entidade promove cursos de capacitação em diversos setores rurais. E em conjunto com parceiros do agro, palestras técnicas e dias de campo voltados à agricultura e à pecuária.

Reivindicações

A entidade também faz parte do Sistema FAEP/SENAR-PR, que representa os interesses do setor rural do Paraná. Neste sistema, o sindicato recebe as reivindicações dos produtores situados em sua área de abrangência e as apresenta à FAEP e a instâncias de governo. Além disso, a entidade sindical rural participa das chamadas comissões técnicas da Federação da Agricultura. As comissões são grupos de produtores e lideranças rurais que se reúnem, durante o ano, para discutir problemas e soluções para os desafios de vários setores do agronegócio. Atualmente, o Sindicato Rural de Guarapuava tem representantes nas seguintes comissões da FAEP: Cereais, Fibras e Oleaginosas; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de Corte; Caprinocultura e Ovinocultura; Hortifruticultura; e Meio-Ambiente, sendo que um dos associados também representa Guarapuava na comissão de Suinocultura.

2019: Serviços do Sindicato Rural 

Cerca de 60

folhas de pagamento de produtores rurais

Em torno de 1150

declarações de ITR

Em torno de 330

Certidões de Cadastro de Imóvel Rural

476

Certidões negativas do IAP

147

Guias de Transporte Animal

198

cursos em parceria com o SENAR-PR

Cerca de 1.700

pessoas participaram dos cursos do SENAR-PR

Parceria para capacitação rural

Em 2019, Sindicato Rural de Guarapuava e a regional do SENAR-PR no município seguiram trabalhando em parceria. Com o empenho conjunto, o sindicato foi novamente uma das entidades sindicais rurais que mais mobilizaram cursos no Paraná. Nas fotos: (à esq.) turmas de algumas das capacitações do ano; (à dir.) a mobilizadora de cursos Mery Ribas (Sindicato Rural); o supervisor regional, Aparecido Grosse, e a assistente Kaline Ramos (ambos do SENAR-PR em Guarapuava).

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer