Panorama da agricultura no estado de Ohio nos Estados Unidos

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Panorama da agricultura no estado de Ohio nos Estados Unidos

Andressa Soldera e Cleisla Molin

 

Acadêmica de Agronomia da Universidade de Passo Fundo

Estagiárias do Laboratório de Patologia da Soja no Ohio Agricultural Research and Development Center – The Ohio State University, Wooster, Ohio, EUA

O risco é um fator determinante do agronegócio. As incertezas ligadas ao clima, rendimento de grão, cotações, preços, políticas governamentais, mercados globais e outros fatores que impactam a agricultura, podem causar grandes variações na renda agrícola. O gerenciamento de riscos envolve a escolha entre alternativas que reduzam os efeitos financeiros que podem resultar de tais incertezas.

A imprecisão e preocupações com a safra de grãos de milho e soja marcaram a vida dos americanos no ano de 2019, sendo uma safra desafiadora para os produtores. No estado de Ohio, o mês de junho, época de semeadura de soja e milho, foi classificado como o 5º mês mais chuvoso já registrado, onde muitas áreas receberam mais de 200% da precipitação normal, afetando o estabelecimento e desenvolvimento das culturas. Solos saturados resultaram em plantas de milho com sistemas radiculares rasos e plantas desuniformes, além disso, sendo vulnerável ao ataque de pragas e doenças. Já para a cultura da soja, as doenças de solo e foliares foram altamente significativas, aumentando o custo da produção total.

O atraso na semeadura das culturas trouxe consigo uma colheita mais tardia, e assim diversas regiões foram marcadas com frio intenso, ocorrendo as primeiras geadas e até mesmo neve, comprometendo severamente o andamento dos trabalhos de campo no mês de outubro. As temperaturas baixaram muito nos estados como a Dakota do Sul, Dakota do Norte, Nebraska e Montana, onde a neve atinge em muitos lugares a altura das plantas de soja. Após o cessamento da nevasca, produtores estimam a necessidade de 20 dias de espera nas regiões mais afetadas, para então retornarem a colheita. O milho é mais afetado devido a área colhida estar somente iniciando e ter plantas em estágios mais atrasados. 

No estado de Ohio, Illinois e Indiana, as temperaturas seguem baixas na terceira semana de outubro, sendo possível ocorrer geada nas próximas semanas, e se as temperaturas continuarem baixas, uma tempestade de neve poderá atingir esses estados afetando altamente o rendimento final da soja e do milho. Além de todos esses fatores influenciando na safra, os produtores continuam enfrentando problemas com a comercialização da produção, onde afirmam ter soja em estoque para uma futura venda no mercado. Gerenciar todos os riscos e incertezas do agronegócio traz consigo uma ampla base de estudos para a melhor tomada de decisão.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.