Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Terça-feira, 03 de março de 2020

Nelore: Márcio Mendes Araújo é o melhor do PR

Um tradicional pecuarista do município de Foz do Jordão encerrou 2019 com motivos para sorrir: criador de Nelore, Márcio Mendes Araújo, do Rancho 1M, viu seu trabalho de aprimoramento do plantel ser mais uma vez reconhecido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) ao receber, dia 16 de dezembro, na Nelore Fest, em São Paulo, os troféus de melhor criador e melhor expositor da raça no Paraná. No evento em que a entidade organizadora divulga destaques de seu Ranking Nacional, ele foi vencedor com o touro Belugo, repetindo o primeiro lugar de 2018, quando ganhou com o animal Gonango.

Ao conversar com a REVISTA DO PRODUTOR RURAL no último dia 29 de janeiro, ao lado da filha Priscila, que mais uma vez o acompanhou na premiação, com outros familiares, Araújo atribuiu o êxito de seu criatório a uma dedicação de cerca de 40 anos. “É um trabalho de longo prazo. Genética não se faz do dia para a noite. Você tem que acertar, ter um touro bom”. O pecuarista ressaltou também um detalhe que a seu ver valoriza ainda mais o resultado: as duas vitórias consecutivas vieram de animais obtidos de linhagens próprias, ambos descendentes de Malbec – o touro já havia angariado posições de destaque no circuito de exposições oficiais da ACNB. “Com os filhos do Malbec consegui ser bi-campeão. Ganhei com os filhos dele. Isso é que foi importante”, comemorou. 

Para ele, as vitórias seguidas indicam ainda que o trabalho realizado tem consistência: “Quando você ganha o prêmio uma ou duas vezes, percebe que está no caminho certo. Não para ganhar em si, mas para chegar à produtividade de carcaça que desejava”. 

E se a lida exige conhecimento e paciência, no lado da genética, o manejo do dia a dia é simples: “Nós fizemos o rancho próprio para o gado ali. Mas a regime do pasto. Esses bois de exposição já são semi-estabulados, para melhorar o peso, amansar”. Tudo isso, no entanto, completou, não é tarefa de apenas uma pessoa ou somente da família: “Tem que ter equipe, empregado bom”.

No dia seguinte à premiação da ACNB em São Paulo, outra entidade, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em cerimônia de posse de seu novo presidente, Rivaldo Machado Borges Jr., em Uberaba (MG), diplomou o pecuarista de Foz do Jordão como Conselheiro para o Paraná no triênio 2020-2022. Mesmo não podendo haver comparecido à ocasião, Araújo se disse honrado e reafirmou seu apreço ao segmento em que atua: “É um animal light. Carne de primeira qualidade é o nelore, no Brasil e no mundo”.

ACNB: Exposições oficiais definem

Ranking Nacional da Raça Nelore

O segmento da raça Nelore possui um Ranking Nacional, estabelecido em 1993 pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com sede em São Paulo (SP). Segundo informa a entidade em seu site, o ranking é realizado na forma de um campeonato, em exposições agropecuárias oficiais em todo o Brasil. Ao participar, os animais recebem pontos. Ao final, a pontuação define os vencedores. O calendário dos eventos ocorre de outubro do ano corrente a setembro do ano seguinte. A iniciativa tem por objetivo fomentar a raça, avaliar e evidenciar seu desenvolvimento, premiar criadores que se destacam no melhoramento, divulgar as características produtivas dos animais e incentivar seleção e melhoramento genético de forma contínua.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer