Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Grupo Pitangueiras

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Homenagem ao homem do campo

Tradicional comemoração do Sindicato Rural de Guarapuava no Dia do Agricultor reuniu mais de 400 pessoas em uma tarde de sábado ensolarada

Dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor. Um dia dedicado a relembrar o quanto esta profissão é importante para todos. A produção de alimentos é essencial para qualquer pessoa no mundo. Só isso, já bastaria para reconhecer a importância e grandiosidade do produtor rural. Mas existem muitos outros motivos. Na semana que antecedeu o dia 28 de julho, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) lançou uma campanha com sete motivos para parabenizar o produtor rural. Em cada dia, um motivo era lançado. Foram eles:

1 – O produtor rural é quem mais preserva o meio ambiente: No Paraná, mais de 27% das propriedades rurais são destinadas à proteção ambiental. Esse número significa mais de 4 milhões de hectares preservados.

2 – Segura a economia do país: No ano passado, as lavouras paranaenses renderam o equivalente a R$ 43 milhões e a pecuária resultou em R$ 39,5 bilhões. 

3 – Puxa o superávit do Brasil: Nos primeiros cinco meses de 2019, o saldo da balança comercial do agronegócio fechou em mais de 33 bilhões de dólares, compensando o saldo negativo dos demais produtos.

4 – Fomenta a pesquisa e tecnologia: Drones, tratores orientados por GPS, e robôs. Muita inovação tecnológica também presente na genética de sementes, nas técnicas de manejo de solo, em produtos agroquímicos, que não agridem o meio ambiente. Esses são alguns dos exemplos das tecnologias presentes no campo.

5 – Garante mais da metade dos recursos dos municípios do Paraná: São 840 mil pessoas empregadas na produção, processamento e outras atividades relacionadas à produção agrícola. Além disso, o Estado também tem no agro a sua maior fonte de renda. Em 235, dos 399 municípios paranaenses, vêm do campo a maior parte das riquezas recebidas do tesouro estadual via recursos do ICMS. 

6 – Produz energia limpa e sustentável: Já são realidade projetos em que propriedades rurais geram biogás, a partir de dejetos de suínos. Além disso, o Paraná se destaca como um dos principais produtores de biocombustível do país. 

7 – Coloca comida na mesa de todos!

O Sindicato Rural de Guarapuava promove, anualmente, uma comemoração para todos os produtores rurais associados e seus familiares. Neste ano, o evento aconteceu no dia 27 de julho, reunindo mais de 400 pessoas, entre produtores rurais associados dos municípios de Guarapuava e região, autoridades e representantes de empresas parceiras do sindicato e da Revista do Produtor Rural do Paraná.

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, ao lado de outros diretores da entidade, recepcionou os associados, agradecendo a presença de todos e parabenizando os produtores rurais. “A edição do dia do Agricultor deste ano foi um sucesso. É uma maneira do sindicato prestar homenagem a seus sócios e agricultores de uma forma geral. Parabenizando por mais um ano de labuta, de conquistas e principalmente da capacidade do produtor rural se reinventar a cada safra, levando alimentos de qualidade, com sanidade para mesa da população brasileira”.  Além disso, Botelho destacou que a festa também é uma maneira de chamar a atenção da população urbana, para que ela também reconheça a importância do trabalho do produtor rural.

O prefeito municipal, Cesar Silvestri Filho, compareceu no Dia do Agricultor e destacou a importância de ações que ressaltam a importância do produtor rural. “Um evento como este é sempre importante, primeiro para criar esse clima de confraternização entre os produtores, uma forma de homenagear o produtor guarapuavano. Mas é também uma maneira do sindicato se aproximar mais dos agricultores. O papel que o sindicato exerce na representação da agricultura é extremamente fundamental e estratégico para o fortalecimento do agronegócio, mas essa proximidade da figura do sindicato com o produtor também deve ser fortalecida.Muitas vezes, é num evento como esse que o produtor consegue compreender de forma mais materializada que o sindicato está próximo dele e que ele pode contar com a entidade”.

O secretário municipal de Agricultura, Ademir Fabiane, também prestigiou o evento. “Gostaria de parabenizar o Sindicato Rural por promover esse evento brilhante, de encontro dos agricultores que produzem os nutrientes para todos nós brasileiros. O sindicato é fundamental para a classe na nossa região, para auxiliar os produtores em tudo aquilo que é necessário”. O evento contou ainda com a presença do vice prefeito Itacir Vezzaro e vereador Germano Alves.

Alegria, alegria

Como em todas as edições, brincadeiras, perguntas, desafios, sorteio de brindes e homenagens fizeram parte da programação e animaram a festa. Associados mais idosos, mais novos, mulheres e criançasforam convidados para as brincadeiras no palco.

“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste evento. O Dia do agricultor congrega os agricultores”, comentou o produtor rural associado, GildoGorski. O associado comentou que participa de todas as edições e que ano a ano é melhor.“Aqueles que ainda não participaram se programem para o ano que vem. É um momento único que o sindicato oportuniza para que os produtores entrem em contato entre eles e com as empresas parceiras também, tirando dúvidas e recebendo informações. Além disso, os sorteios de brindes são ótimos. Eu e minha família saímos com vários”.

A associada Maria de Lourdes Keller participa também de todas edições do Dia do Agricultor. Além disso, apoia o evento todos os anos com doação de fenos para sorteio. “É uma festa maravilhosa, preparada com muita dedicação e carinho por toda equipe do Sindicato. Um evento que só merece elogios”.

Outra participante do evento, a associada Rossana Campello Manfredini disse que "o Dia do Agricultor é muito importante para todos nós que estamos nesta área, porque reúne pessoas com o mesmo fim; promove relacionamentos que estreitam a amizade;oportunidade de conhecer produtos e maquinários nos estandes;a degustação de comidas e bebidas típicas surpreende todos os anos e ainda promove muita diversão.Ao nosso presidente e a toda a equipe do melhor sindicato rural, os nossos aplausos”.

“A festafoi muito produtiva e animada. Acho o evento bastante incentivador, pois promove a integração e socialização com os demais produtores e parceiros. Participamos todos os anos, ganhamos brindese sempre ficamos muito agradecidos por tudo”, elogiou outra associada, a produtora rural Irene Filiposki.

Sorteio de brindes

Como em todas as edições, o sorteio com brindes ocupou grande parte da tarde. Foram muitos brindes sorteados para os associados do Sindicato Rural. Isso foi possível por meio do apoio e parceria de mais de 80 empresas que apoiaram o evento. Um agradecimento especial a todas que de alguma forma contribuíram.

Homenagem

Mais de 70 produtores e produtoras rurais foram convidados a subir ao palco e receber uma singela homenagem.Fotografias que faziam parte da exposição na sede do sindicato foram entregues para estas pessoas. Elas contribuíram com a produção da Revista do Produtor Rural do Paraná nos últimos anos, fornecendo entrevistas para matérias técnicas. Nossos agradecimentos pelo tempo dedicado à difusão de informações técnicas, à classe produtora rural.

Estandes parceiros

O sucesso do Dia do Agricultor deve-se também às parcerias com diversas empresas da região. Esse ano, o evento contou com o apoio de empresas, cooperativas e entidades parceiras do Sindicato Rural e da Revista do Produtor Rural do Paraná. Mais de 80empresas colaboraram com a doação de brindes e 20 empresas participaram como expositorasno evento, divulgando produtos e serviços.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Grupo Pitangueiras