Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Começou a ser distribuída nesta quinta-feira, 27, a edição nº 107 (Fevereiro/Março) da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. Nesta que é a primeira edição de 2025, a publicação traz como matéria de capa o mercado da soja. Sobre o assunto, o entrevistado foi um dos palestrantes do Dia de Campo de Verão da Agrária, o analista de mercado Fernando Muraro, da AgRural (Curitiba). Ele contou como vê a dinâmica e as perspectivas de comercialização daquela que é uma das mais importantes commodities agrícolas do mundo neste início de ano – período marcado pelo início de uma nova administração no governo dos Estados Unidos, com o presidente Donald Trump.
Mas o próprio Dia de Campo de Verão da Agrária é um destaque por si só, em Guarapuava e região. Por isso, além do estande conjunto do Sistema FAEP e do Sindicato Rural de Guarapuava (Patrocinadores Prata) no evento, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL acompanhou a programação de palestras, ouvindo em entrevistas exclusivas os pesquisadores das cinco estações da FAPA.
Outro importante dia de campo presente nas páginas desta edição é o do IDR-PR, realizado na estação de pesquisa da instituição em Guarapuava, com a presença de produtores de diversos municípios da região. Pesquisadores detalharam temas relativos às culturas de feijão, soja e milho, destacando tecnologia de aplicação, variedades de feijão com espaço no mercado externo e o manejo da cigarrinha.
Já o Encontro Feijão 2025, promovido por Agro10, Agrisus e Feksa Consultoria, e realizado no Sindicato Rural, trouxe resultados de pesquisa em Guarapuava e pesquisadores de instituições que hoje são referência na obtenção de variedades de feijão.
Fazem parte ainda da edição matéria sobre o início de uma iniciativa do Sistema FAEP, a Assistência Técnica e Gerencial, que em Guarapuava e região se volta à pecuária de corte.
A produção de leite também é destaque, com reportagem sobre a inauguração do Laticínio da COAMIG.
E a cultura da noz pecã volta às páginas da revista. Um produtor da região do Jordão conta como está realizando o manejo com enxertia para enfrentar a pressão de doença em duas variedades de nogueira.
Mais uma vez, a direção do Sindicato Rural de Guarapuava agradece a todos os anunciantes da revista, que tornam possível a produção de informação do campo para o campo.