Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Bayer e Case IH anunciam parceria inédita para desenvolvimento de tecnologia de soja

Case IH fornecerá o maquinário que será utilizado durante o projeto Eleitos I2X, que testará a próxima tecnologia em soja da Bayer, a Intacta 2 Xtend®, em mais de 250 fazendas na safra 2019/20

A Bayer e a Case IH, marca da CNH Industrial, anunciam parceria inédita no setor, prevendo o fornecimento de cerca de 50 máquinas da Case IH para plantio, trato cultural e colheita dos campos de testes da próxima tecnologia de soja da Bayer, a Intacta 2 Xtend®, na safra 2019/20. Serão 254 campos de testes em propriedades de produtores rurais, selecionados pela Bayer (os Eleitos I2X), e as operações nessas áreas serão feitas com equipamentos da Case IH, entre eles: as plantadeiras Easy Riser 3200, os tratores Puma e as colheitadeiras de grãos das Série 130 para realizarem todas as etapas que envolvem o projeto.

O projeto Eleitos I2X levará a sojicultores das principais regiões produtoras do país a possibilidade de acompanharem, em seus campos e em primeira mão, a performance da terceira geração de biotecnologia em soja da Bayer. “Para essa etapa de pré-lançamento da tecnologia vamos contar com a parceria da Case IH. Iniciativa que faz parte da estratégia da Bayer de envolver a indústria para estar conosco nessa jornada de lançamento de nossa próxima biotecnologia em soja”, explica Gerhard Bohne head de Crop Science da Bayer no Brasil.

Outro ponto que Bohne destaca no projeto Eleitos I2X dessa safra é o foco em geração de dados e em capacitação do produtor. “Todas as máquinas Case IH que serão utilizadas nas operações são compatíveis com FieldView, ferramenta de agricultura digital da Bayer. Isso nos proporcionará um volume de dados importante para estabelecermos protocolos de operação para melhor desempenho de Intacta 2 Xtend® nos campos”. O líder da Bayer também acrescenta a relevância das parcerias dentro desse cenário de maior inovação na agricultura. “Quando indústria, acadêmicos, pesquisadores e produtores se envolvem em um lançamento como esse, os benefícios da tecnologia passam a endereçar melhor as necessidades da agricultura brasileira”, reforça.

“A Case IH é reconhecida como uma empresa pioneira e inovadora e, desta forma, estamos sempre juntos com quem inova e busca as melhores soluções para o agronegócio. Por isso, firmamos essa parceria com a Bayer, pois sabemos que temos as melhores tecnologias, máquinas e soluções para todas as etapas do cultivo”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América do Sul.

 

Projeto Eleitos I2X

O projeto Eleitos I2X terá início em setembro de 2019 e, também, prevê a realização de 20 dias de campo, com formato inovador e tecnológico, com foco nas boas práticas de aplicação de herbicidas. Os eventos reunirão cerca de mais de 10 mil produtores rurais. Nos dias de campo, os produtores poderão ver na prática como a Intacta 2 Xtend® auxiliará no controle mais amplo de plantas daninhas e quais as boas práticas que permitirão que o produtor tire o máximo de proveito dos benefícios da tecnologia, além disso, durante os eventos, especialistas da Case IH estarão em campo para acompanhar e recomendar o melhor uso das máquinas em cada operação.

Com previsão de lançamento comercial no Brasil em 2021, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de auxiliar num controle mais amplo de plantas daninhas. Para isso, além do herbicida glifosato, a soja será tolerante também ao dicamba, eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Além disso, para que a terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela Bayer se adapte às particularidades de clima e solo do Brasil e aumente sua performance, a empresa utilizou novos métodos em seus programas de melhoramento espalhados por diferentes regiões do país, além da parceria com os maiores obtentores do Brasil.

 

Máquinas Case IH

Entre as máquinas que fazem parte da parceria, destaque para a plantadeira Easy Riser 3200, que oferece a melhor produtividade, aliando alta capacidade de tanques e excelente rendimento operacional. A plantadeira tem design agronômico das linhas de plantio contando com o dosador Precision Planting Set e para ampliar a disponibilidade do equipamento, a Case IH reduziu o número de pontos de lubrificação (apenas seis pontos nas máquinas de chassi único e 12 pontos nas máquinas acopladas em tandem).

Com a maior capacidade de armazenamento de adubo (+25%) e de semente (+30%), Plantadeira Easy Riser 3200 consegue plantar 3,8 hectares a mais. Somado a isso, oferece o melhor corte de palha, com discos de 20'', maior desencontro entre as linhas de até 400 mm e flexibilidade para trabalhar nas mais variadas condições de plantio. O equipamento pode ser adquirido com diversas regulagens, variando de 11 a 36 linhas, com chassi único ou com chassis acoplados em tandem, com espaçamentos de 45 e 50cm.

Os tratores Puma de 140 a 234 cv de potência nominal são indicados para trabalharem em conjunto com as plantadeiras. As máquinas podem trabalhar na preparação do solo, plantio, tratos culturais e tarefas diversas, garantindo a máxima eficiência com economia de combustível. Alguns dos diferenciais dos tratores da linha Puma são a injeção eletrônica de combustível Common Rail e a transmissão SemiPowerShift (Puma 140, 155, 170 e 185) e FullPowershift (Puma 200, 215 e 230). Ambas 18 velocidades à frente e 6 à ré, rendendo alta performance com durabilidade comprovada em campo.

Outro destaque é o gerenciamento no modo APM (sigla em inglês para Gerenciamento Automático de Produtividade), item de série desses tratores, no qual o operador pode selecionar a marcha de trabalho desejada e o sistema se encarrega de realizar o ajuste mais adequado, de forma automática, para determinada operação, dependendo da carga de trabalho. Caso aconteça sobrecarga em algum momento, o equipamento reduz a marcha e, na sequência, retorna à ideal. Neste modo automático pode-se chegar a 14% de economia de combustível em relação ao controle manual.

A Case IH também é referência em produtividade quando o assunto é pulverizar. Os pulverizadores Patriot 250 e 350, possuem suspensão ativa, assegurando a melhor resposta de partida, melhor desempenho em aclives, melhor uniformidade na aplicação, além de uma excelente distribuição de peso, garantindo uma ótima estabilidade do conjunto. Como opcional, oferece o AIM Command Flex, um sistema de controle de pulverização com alta precisão, que controla vazão, faz taxa variável e compensação de curvas.

As colheitadeiras de grãos Axial Flow da Case IH garantem a melhor qualidade dos grãos e mais produtividade durante a colheita, com o menor custo operacional e oferecendo mais disponibilidade do equipamento. A AF4130 foi escolhida para integrar essa parceria com a Bayer, uma máquina equipada com motor eletrônico da NEF 6.7, da FPT Industrial, com 253 cv, que é o mais forte da categoria e com uma reserva de potência duas vezes maior que o principal modelo da concorrência. Essa característica permite que a máquina tenha resposta mais rápida para ganhar potência e torque, mantendo a velocidade de colheita, de rotação do industrial e do processamento dos grãos mesmo quando as condições de colheita são difíceis.

Com a mudança na motorização, os testes de campo mostram que o equipamento Case IH é mais produtivo e consome 18% menos combustível. Outro item que colabora para melhorar o índice de produtividade é a nova mesa de sem fim, responsável por transportar e distribuir o material separado e debulhado pelo rotor. Na Axial-Flow 4130 houve um acréscimo de 13% na capacidade de transporte e distribuição. O tanque de grãos da colheitadeira também chama atenção. A máquina da Case IH é de 7.050 litros e isso representa uma capacidade 8% maior que a concorrência. Todos estes diferenciais representam uma maior capacidade de colheita em até 4%.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo