Azevém, a melhor opção para altas produtividades no inverno

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Azevém, a melhor opção para altas produtividades no inverno

Dentre as forrageiras de inverno cultivadas, o azevém se destaca pela qualidade bromatológica superior, maior resistência à geada e maior ciclo e potencial produtivo comparado às aveias e trigos.

Há mais de 15 anos, a Nuseed/Atlântica Sementes seleciona e comercializa as cultivares de azevens mais produtivas no mercado mundial e que se adaptam ao clima instável presente no nosso país.

Tradicionalmente, os azevens cultivados no Brasil possuem sementes de baixa qualidade, apresentando impurezas, baixa germinação e presença de plantas daninhas ou sementes de azevém resistentes ao herbicida glifosato. As cultivares Bar HQ e Barjumbo da Nuseed/Atlântica Sementes se destacam pela elevada qualidade e potencial produtivo.  Apresentam como principais vantagens a maior proporção de folhas, elevado perfilhamento, e maior tolerância à oscilação de temperaturas na primavera. Florescem a partir de outubro, permitindo mais de 150 dias de pastejo antes de haver perda de qualidade provocado pelo florescimento, resolvendo definitivamente o problema de vazio forrageiro na transição inverno/primavera. Além da produtividade, o elevado teor de proteína do azevém, superior a 20% e podendo atingir níveis de 30%, possibilita diminuição dos custos com a suplementação proteica tradicionalmente utilizadas em dietas a base de silagem de milho e sorgo. 

Com campos de produção de sementes na Argentina e Uruguai, nossas cultivares apresentam elevada qualidade de sementes que modernizaram o sistema de implantação do azevém no Brasil, possibilitando perfeita implantação com apenas 25 kg de sementes/ha. Além da segurança de uma perfeita implantação da lavoura, sem introdução de plantas indesejáveis, a elevada qualidade de semente propicia fechamento mais rápido e maior produtividade do pasto.

A cultivar Barjumbo é o azevém tetraploide mais comercializado no Brasil. Se destaca pela ótima adaptação no sul do Brasil. Estudos desenvolvidos em instituições de pesquisa demonstraram ganho de peso acima de 400 kg/ha durante o inverno e produção de leite superior a 20 litros de leite/dia na média do rebanho leiteiro, apenas com o uso de suplementação mineral. Em sistemas intensivos, com utilização de suplementação balanceada e adubação que possibilita a expressão do potencial produtivo dessas cultivares, facilmente são obtidas produções próximas de 30 litros de leite/vac/dia e ganho de peso vivo por hectare superior a 500 kg.

A cultivar Bar HQ foi selecionada para melhorar o balanço entre energia e proteína do azevém. Com isso, se destaca pela elevada qualidade bromatológica. Em estudo conduzido com garrotes em pastejo apresentou ganhos de peso e eficiência alimentar 20% superior que cultivares comuns. Também se destaca na confecção de pré-secado e feno de alta qualidade. Possibilita um corte de pré-secado aos 110 dias após implantação com alta qualidade, proteína próxima de 18% e produção de 4500 kg de MS/ha (aprox. 500 fardos de feno/ha). Se for de interesse, o segundo corte pode ser realizado após 50 dias, com apresentação de produtividade semelhante ao primeiro corte.

Aumente a lucratividade da sua fazenda utilizando azevens da Nuseed/Atlântica Sementes e confira na sua propriedade a superioridade das cultivares Barjumbo e Bar HQ.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.