Quinta-feira, 14 de maio de 2020
O estado do Paraná está cumprindo mais uma etapa para conquistar a condição sanitária de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) irá realizar a sorologia de Febre Aftosa em todo o estado em 330 propriedades rurais. Será colhido sangue de, aproximadamente, 10.000 bovinos e realizadas inspeções clínicas e conferências de rebanho, visando a nova condição sanitária.
A médica veterinária, supervisora da Adapar – Guarapuava, Marcia Maria Zago, explica que a seleção das propriedades rurais é feita pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Diversos fatores são analisados pelo Mapa, de acordo com cada região do estado para esta seleção. Este trabalho começou dia 12 de maio e temos um mês para concluir, ou seja, até o dia 12 de junho. Não pudemos protelar essa etapa mesmo com a pandemia do Covid-19, porque temos prazo para cumprir estas etapas”. Porém, a supervisora ressalta que os profissionais da Adapar cumprirão todos os protocolos de prevenção contra o vírus e os produtores não deverão se preocupar.
Caso a propriedade seja selecionada, o proprietário receberá a visita da equipe da Adapar regional e então será marcada uma nova data para a coleta de sangue dos animais. A Adapar pede a colaboração de todos para que mais esta etapa da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação seja cumprida com sucesso no estado.