Segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Para transformar o lema “por um mundo com mais açougues do que farmácias” em uma realidade no mercado, o Território da Carne (TC), empresa de educação com foco em geração de negócios na cadeia de proteína bovina, leva para o SAVCARNES - Salão do Varejo de Carnes, durante a Expomeat 2024, o Futuro Açougue, um estabelecimento modelo que apresenta novidades e tendências ao setor de varejo de carnes.
Mais de 20 parceiros vão demonstrar produtos, equipamentos e serviços que todo dono de açougue deveria conhecer para manter seu negócio em funcionamento. Este é um dos três espaços inéditos, organizados pelo Território da Carne dentro do evento, que ocorre entre 24 e 26 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Os visitantes desse espaço terão a oportunidade de conhecer detalhes do que se espera em uma loja no varejo de carnes. A comercialização envolverá carnes cuidadosamente porcionadas, identificadas e embaladas a vácuo, o que garantirá maior conveniência ao consumidor, além do maior prazo de validade, impactando diretamente na redução das perdas. Elas estarão posicionadas nos expositores verticais e devidamente identificadas conforme suas categorias, um grande diferencial em açougues, porém já bastante comum em farmácias.
Ponto de muita relevância nos projetos que o TC coordena Brasil afora é o “aquário” – área que, na Expomeat, representa cenograficamente uma sala de vidro com temperatura e acesso controlados, a fim de trazer o máximo em segurança do alimento. Nesta sala, será possível encontrar diversas inovações de parceiros como a bancada de manipulação refrigerada, que minimiza a oscilação de temperatura dos cortes durante o processamento, fator que impacta diretamente na qualidade do produto e lucratividade da operação. Neste mesmo espaço de vidro também será possível conferir equipamentos inovadores para açougue, como a fatiadora de peito de frango e a hamburgueira, da PRIX, representados pela empresa Oficina das Balanças, aliados que prometem reduzir a necessidade de mão de obra. Outro destaque será a balança à prova d’água, que evita manutenções e gastos rotineiros por falta de cuidado na higienização, além de mesas e utensílios de inox, fabricados especificamente para a demonstração, serra fita, moedor, facas e outros utensílios, imprescindíveis para uma área de manipulação com elevada necessidade de controle sanitário.
Fora do aquário, na área de atendimento, será possível ver mais uma inovação: um balcão expositor com vidro reto, que tem o objetivo de manter a tradição dos açougues,
porém com ar de modernidade graças aos novos ângulos incorporados. Para quem pretende partir para a praticidade das porções individuais, também poderá conferir na prática uma embaladora a vácuo e um tanque de encolhimento.
No açougue cenográfico construído pelo TC e seus parceiros na Expomeat, será possível também conferir um modelo de equipamento para higienização de bandejas plásticas, grelhas, entre outros comumente usados no açougue convencional, com alta eficiência, otimização de produtos de limpeza e de mão de obra. “Pensamos cuidadosamente em trazer parceiros e abordar pontos que impactam diretamente na economia para o varejista. Sabemos que isso tem grande importância na permanência de cada um deles na atividade” explica a CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita.
Na hora de pagar, mais inovação: além de um móvel feito sob medida para maior conforto dos clientes, o sistema rápido da empresa Inova, integrado às etiquetas eletrônicas, garante filas reduzidas e o cliente ainda mais satisfeito. Para medir a satisfação do cliente, com a tecnologia de um dos parceiros, será possível avaliar instantaneamente a experiência em loja e ajudar o comerciante a melhorar onde for possível.
Além de inúmeros produtos e equipamentos dedicados ao varejista, o Futuro Açougue disponibilizará acesso a prestadores de serviços de fundamental importância a quem empreende ou pretende empreender no ramo: Perfreitas – atual Business Process Outsourcing (BPO) financeiro de mais de 30 lojas de membros da comunidade de alunos do TC; Fortes Projetos, que atende as demandas sobre certificação sanitária dos membros do TC, Fampack, que fornece embalagens para carnes; Bigoni, que assinam os mais reconhecidos projetos de fachadas e interior de loja; Capital Etiquetas, que cuidam desde a arte até a impressão, além de outros parceiros em suporte jurídico-tributário, acompanhamento especializado de nutricionistas, entre outros.
“No Futuro Açougue teremos uma loja oficialmente funcionando e será possível ter uma experiência real de compra com os itens promocionais que o TC está lançando no evento. Esperamos você neste amanhã muito próximo”, convida a CEO do Território da Carne.
Três espaços estratégicos na Expomeat
Além do Futuro Açougue, o Território da Carne terá uma área dedicada à geração de negócios entre varejistas e fornecedores de proteínas com a participação de marcas de carne de diversos estados brasileiros, seja de carcaças ou caixarias, como Alba Beef, Frigorifico Rio Maria, Divina Valle, Grupo Esteio Pecuária, Imperador Carnes e Joel Carnes. Haverá ainda um espaço a membros da comunidade P580 do TC, composto por alunos que passaram pelos treinamentos da empresa e um para a divulgação do novo projeto PDA2 - Programa de Desenvolvimento e Aceleração para Açougues.
Outra ação Seminário Varejo da Carne – Por um mundo com mais açougues do que farmácias, um ciclo de palestras nos três dias para debater a estratégia por trás do crescimento do número de farmácias e analisar como aplicá-las no setor de varejo de carnes. A programação do contará com 10 palestras inéditas voltadas para o varejista
de carnes, que envolve temas e especialistas renomados em suas áreas de atuação, oferecendo informações e soluções para ajudar a melhorar significativamente os resultados do seu comércio.
Serão quase 300 metros quadrados na Expomeat, 100% dedicados aos empresários do ramo de açougues. “Os espaços foram organizados para trazer variedade e maior possibilidade de negócios, tanto para o visitante quanto para os parceiros. Tudo focado nos empresários protagonistas da missão do Território da Carne, a qual está cada dia mais clara: por um mundo com mais açougues e menos farmácias”, ressalta a CEO da empresa.
Sobre o Território da Carne
Fundada pela zootecnista Andrea Mesquita, a Startup com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.
Já passaram pelo ecossistema da empresa centenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária.
Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência.