Terça-feira, 21 de março de 2023
Produtores rurais que possuem áreas no distrito de Palmeirinha, em Guarapuava (PR), se uniram para revitalizar a estrada rural na localidade Lageado Grande. O trecho que está recebendo manutenção, com as máquinas e mão-de-obra dos próprios produtores, totaliza 18 quilômetros, da ponte do Rio Baú até o distrito.
O produtor rural Deodoro Marcondes foi quem teve a iniciativa de colocar seus próprios maquinários para o serviço, já que, segundo ele, o prejuízo com a manutenção de caminhões, caminhonetes e máquinas agrícolas estava sendo muito grande, devido aos buracos na estrada. “Ano passado a Prefeitura Municipal de Guarapuava mandou as máquinas para rapar o mesmo trecho somente quando já tínhamos finalizado 70% da colheita. Neste ano, procuramos novamente o poder público, mas nos disseram que precisávamos esperar a licitação. Não temos tempo para isso. O estrago estava ainda maior neste ano devido às chuvas e o agro não pode parar. Leite tem que ser levado todo dia, a batata deu o tempo de colheita, tem que colher, a soja ficou pronta, não pode esperar”, protestou.
O produtor rural Gustavo Rickli, da mesma região, contou que os produtores já possuem um grupo de WhatsApp há mais de três anos e o assunto acaba sempre sendo as condições precárias da estrada. “Desta vez, nos unimos porque estávamos indignados. O trecho estava intransitável. Precisamos lembrar que a maior arrecadação do município vem do campo e a maioria das estradas rurais está precária”, observou.
Marcondes afirmou que o que os produtores têm feito é apenas um tapa buraco, já que as máquinas utilizadas não são adequadas para manutenção de estradas deste porte. “Isso não isenta o poder público de cumprir com o dever dele”, finalizou.
O Sindicato Rural de Guarapuava está tentando contato com a Prefeitura Municipal sobre o assunto.