Fazenda do futuro: Lely lança três inovações em robôs para pecuária de leite

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Fazenda do futuro: Lely lança três inovações em robôs para pecuária de leite

Durante evento na Holanda, companhia mostrou como trabalha para construir um futuro em que inovação, tecnologia e sustentabilidade se encontram

A visão da Lely sobre a “Fazenda do Futuro” envolve um cenário formado por inovações com foco em sustentabilidade, automação e eficiência. Neste contexto, durante evento chamado 'Revolução Amarela' (Yellow Revolution), realizado na Holanda neste mês, a companhia anunciou o lançamento de três novos produtos. 

São eles o Zeta, um sistema de ordenha que utiliza Inteligência Artificial para otimizar o processo e o bem-estar animal; o Juno Max, empurrador de ração autônomo e de alta capacidade; e o Discovery Collector C2 e descarga de areia, sistema de limpeza de estábulos adaptado para camas de areia.  

“Esses lançamentos representam um passo importante para a Lely e para a indústria de laticínios, demonstrando o compromisso da empresa em impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor”, explica o gerente da Lely América Latina, Edison Acherman.   

Desde o início do conceito (em 2005), a empresa já lançou 12 Revoluções Amarelas, entre elas o Sphere, Exos e Horizon. Conforme pontua Acherman, esse movimento representa um passo ousado na pecuária leiteira, prometendo um futuro com soluções que andam de mãos dadas para melhorar o trabalho na pecuária leiteira.  

“O Yellow Revolution é um marco para a Lely, pois é o momento em que compartilhamos nossos novos produtos e nossa visão para o futuro da pecuária leiteira e mostramos como nossas soluções tecnológicas podem ajudar os produtores a alcançarem seus objetivos de forma mais sustentável e eficiente”, conclui. 

Discovery Collector C2: o robô de limpeza para pisos de barracões 

Diferente de outras soluções, o Collector C2 tem como diferencial a coleta de esterco ao invés de empurrá-lo, oferecendo mais capacidade de condução e permitindo que os dejetos sejam recolhidos com maior frequência, garantindo um ambiente e cascos mais limpos. 

O lançamento funciona da seguinte forma: o robô realiza uma pulverização de água frontal e traseira. A primeira é utilizada para deixar o estrume menos sólido e facilitar sua absorção. Já a segunda é realizada para limpeza e maior aderência do piso.  

À medida que o tanque de estrume fica cheio, o volume dos sacos de água diminui, liberando mais espaço. Ambos os pulverizadores podem ser ligados e desligados dependendo da densidade do estrume e do nível de limpeza desejado. Para facilitar o dia a dia, se adequando às necessidades da fazenda e dos animais, os roteiros do programa de limpeza do robô podem ser facilmente ajustados pelo próprio produtor, por meio de aplicativo. 

Juno Max: o primeiro empurrador de alimentos verdadeiramente autônomo  

Projetado para empurrar alimentos de forma eficiente em propriedades de grande porte com pelo menos 800 a 1000 vacas, o Juno Max pode fornecer alto rendimento, se locomover e empurrar alimentos em alta velocidade; e com três grandes rodas ativadas, ele pode operar em terrenos irregulares e inclinações de até 20%.   

Primeiro empurrador de alimentos verdadeiramente autônomo, graças aos seus recursos de navegação livre, o lançamento usa um scanner a laser lidar, odometria e um mapa virtual da propriedade para navegar e planejar sua própria rota ideal. A câmera estéreo multifuncional e o scanner a laser integrados não apenas medem o volume no cocho, como também podem detectar obstáculos.  

Lely Zeta: Inteligência Artificial para otimizar a ordenha e o bem-estar animal 

O conceito consiste em uma rede de dispositivos com uma câmera, iluminação LED e um minicomputador. Ao pendurar os dispositivos Zeta no lugar certo no estábulo e conectá-los, o sistema cria uma visão geral de cima do rebanho. A visão da câmera, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, combinada com a detecção de objetos por Inteligência Artificial e algoritmos inteligentes, permitem que o Zeta reconheça vacas e robôs móveis, sua localização, comportamentos específicos e eventos no estábulo.  

O Artificial Intelligence (AI) Barn Monitor (monitor de estábulo com inteligência artificial) é configurado com vários dispositivos colocados acima do rebanho para monitorar a saúde e detectar o cio das vacas. Dessa forma, o Zeta avisará o produtor no momento certo. Os dados coletados são processados em informações, que ficam disponíveis em um aplicativo.  

 

Sobre a Lely  

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.  

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas. Para mais informações acesse https://www.lely.com/br/  

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.