Quarta-feira, 19 de agosto de 2020
As declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) já começaram no Sindicato Rural de Guarapuava. Na manhã desta terça-feira (18), as produtoras Silviane Wiurfel e Marcia Aparecida dos Santos, que possuem propriedade rural em Guarapuava, vieram até a entidade para regularizar o ITR. Elas fazem a declaração do imposto todos os anos na entidade. “Já fazem oito anos que fazemos a declaração aqui no sindicato e estamos satisfeitas. Todo ano deixamos para última hora, mas agora resolvemos fazer diferente e realizar logo no começo, para evitar transtornos”, comentou Siliane.
O Sindicato Rural realiza a declaração de ITR de produtores rurais associados e não associados. Neste ano, o prazo segue até o dia 30 de setembro. A obrigação de apresentar a DITR abrange a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos possuidores.
A multa para o contribuinte que apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50.
Para obter os valores da emissão do imposto, os interessados podem consultar a entidade, situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon. Outras informações: 42 3623 1115.
O atendimento está sendo feito respeitando as determinações da saúde, com uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.