Terminação Intensiva a Pasto (TIP), um sistema vantajoso 365 dias por ano

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Terminação Intensiva a Pasto (TIP), um sistema vantajoso 365 dias por ano

O protocolo TIP Termina-Fácil Connan tem rentabilidade garantida, promovendo ganhos superiores a 30 arrobas por hectare em 90 dias

Em pecuária, o período da terminação representa o momento no qual o animal deve atingir o peso e acabamento de carcaça adequados, agregando valor a todo trabalho realizado durante a cria e a recria. Neste momento, em que o animal se aproxima da maturidade, a intensidade do crescimento, assim como o ganho de peso e a eficiência alimentar diminuem.

Por isso, o pecuarista deve manter a atenção redobrada ao acabamento da carcaça, um dos principais diferenciais para agregar qualidade e valor no momento da venda. Neste cenário, a Terminação Intensiva a Pasto, ou TIP, surge como uma estratégia que traz velocidade para a terminação dos animais, com o aumento do aporte nutricional, fornecimento da ração direto no cocho e na própria área de pastejo.

“O que diferencia a TIP do confinamento tradicional é sua facilidade de manejo e de instalação, já que o trato é realizado no mesmo pasto dos animais e ele se torna a fonte do volumoso. Além disso, o confinamento tem altos custos estruturais e operacionais, dessa forma a TIP se apresenta como uma alternativa muito viável”, explica o médico veterinário e gerente de marketing da Connan, Marcio Bonin.

A Terminação Intensiva a Pasto é um modelo vantajoso, pois dá previsibilidade de abate ao pecuarista, possibilitando que se desenvolva um programa nutricional tanto para as águas quanto para as secas, permitindo abater lotes de cabeceira, meio e fundo com maior homogeneidade. A TIP facilita também a extensão do prazo de abate sem a necessidade de se investir em uma estrutura de confinamento.

No modelo TIP, o animal consome no pasto a mesma quantidade de ração que é fornecida quando está confinado, a diferença é que o próprio pasto passa a ser a fonte de volumoso. O menor custo operacional, a fácil adaptação e índices mínimos de refugo de cocho proporcionam ainda maior bem-estar animal e alta eficiência.

Trabalhando desde 2016 com a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, o Grupo Cairu, de Rondônia, implantou o protocolo TIP Termina-Fácil Connan para terminação do gado, principalmente no período da seca. O desafio era aumentar a margem financeira do protocolo realizado no pasto, produzindo mais arrobas por animal e por hectare, levando em consideração a viabilidade econômica da propriedade.

Em termos de lucratividade, o primeiro lote já apresentou resultados surpreendentes, como destaca o diretor do Grupo Cairu, Eugênio Junior. “Foram tratados 51 bois que apresentaram rendimento de carcaça de 58%, resultando em 4% de lucro líquido ao mês sobre o investimento, contabilizando o aluguel do pasto, mão de obra, investimento em ração e no animal. Quando comparado ao modelo antigo, o resultado era menor que 2% ao mês”.

O ganho para a propriedade é notável. “No protocolo do Grupo Cairu os animais com 21 dias de trato saem da adaptação pesando em torno de 410 quilos e são abatidos entre 550 e 560 quilos”, complementa o coordenador geral de pecuária do Grupo Cairu, Francisco Gomes da Silva.

Terminação Intensiva a Pasto: facilidade de implantação e manejo

A TIP dá autonomia para que o pecuarista faça investimentos na fazenda de acordo com as suas possibilidades. “O produtor pode fazer TIP de apenas 10 animais ou 80 mil bois para o ano inteiro. Assim como ele pode aumentar e evoluir sua estrutura conforme a demanda”, salienta Bonin.

A TIP protocolo Connan é de fácil aplicação e com resultados iguais ou superiores ao confinamento tradicional, produzindo entre 5,4 a 6 arrobas por animal em 90 dias. “Com baixo investimento em infraestrutura, trata-se de uma tecnologia viável, de fácil adoção e democrática para qualquer propriedade seja ela grande, média ou pequena”, detalha o supervisor da Connan em Rondônia, Diego Andrade Lima.

Com manejo simples, a TIP utiliza apenas dois insumos sendo o milho adicionado ao Connan Nuclemix Termina-Fácil. A estratégia de terminação com tempo fixo amplia o índice de lotação global da propriedade, aumenta a taxa de desfrute e de abate da fazenda, disponibiliza maior área de pastagem para outras categorias, intensifica o ganho médio diário global e, com isso, adiciona receita líquida por hectare/ano na propriedade.

 “Um animal no protocolo TIP da Connan produz de 5,5 a 6 arrobas de carcaça por animal com lotação de seis a oito cabeças por hectare de pastagem, produzindo até 36@ por hectare em um período de 90 dias. Hoje trabalhamos no Grupo Cairu 2.100 animais em 40 alqueires, e temos uma produção superior a 30 arrobas por hectare”, destaca Lima.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.