Quinta-feira, 07 de junho de 2018
Em maio a UPL recebeu em Campinas importantes representantes de cooperativas de agronegócio do Brasil para falar sobre inovação, tecnologia e sobre o programa CooperUP. O programa, que já é conhecido por eles, passa agora por uma reformulação com o intuito de promover transformação através de um propósito. E conhecimento é a palavra chave para esse novo momento. “É um projeto que existe há 3 anos e estamos remodelando. Ele terá nesse novo momento 4 pilares de atuação com as cooperativas. O primeiro pilar é a conexão forte que podemos proporcionar entre Brasil e as oportunidades na Índia para que seja acessado o mercado indiano no curto, médio e longos prazos, visando a abertura do mercado indiano para o produtor brasileiro. O segundo pilar é mostrar amplo portfólio de soluções e como podemos atender o mercado em várias culturas e em todas as fases das culturas. O terceiro pilar é a presença no campo que já é bem ampla e que estamos estruturando ainda mais para estar com as cooperativas ainda mais presente na vida do produtor. E o quarto pilar queremos proporcionar através da inovação a transformação do negócios deles”, explica Rogério Castro, CEO da UPL Brasil.
No último pilar a proposta é trazer conhecimento através de imersão na inovação e cursos e treinamentos para todos os níveis das cooperativas. “É um grande projeto porque queremos envolver desde o balcão, as áreas de comunicação e marketing, comercial e as lideranças das cooperativas. As cooperativas cresceram muito rápido, mas sentem falta de transformação de inovação e a UPL chega para dar a mão para elas e oferecer o que há de mais moderno e ajuda-las a crescer ainda mais”, explica João Paulo Zampieri, Representante das Cooperativas no CooperUP.
O CooperUp possibilitará que novas alianças comerciais sejam firmadas, além do aprendizado através de vivência, cursos, treinamentos e encontros. “Nosso setor precisa de ousadia e isso me incentiva e motiva muito mais. Hoje os líderes de cooperativas querem aumentar seu potencial ainda mais e transformar. E é aí que entra o Inovar para Transformar do Cooper UP, ele vem para mostrar que existe outra realidade”, conta João Paulo.
O Ativa, Comunica e Transforma são os projetos que pertencem a esse quarto e último pilar do programa. Os balconistas são a porta de entrada nas cooperativas, muitas vezes são eles quem orientam o produtor, e por isso, precisam de ainda mais informações. “Cerca de 30 a 33% dos clientes são influenciados pelos balconistas e por isso acreditamos que ele se beneficiaria muito sabendo mais sobre o mercado agro”, conta João Paulo. O Comunica prevê oferecer um novo modelo de comunicação que converse com todos os níveis dentro da cooperativa e com os cooperados e o Transforma que promoverá uma imersão cultural e informacional para as lideranças das cooperativas.
“A cooperativa é o elo entre o produtor de insumos e o produtor rural e estarmos próximos a cooperativa é uma forma de que a mensagem dos nossos produtos e que essa inovação que estamos promovendo, seja permeado de forma interessante e chegue ao produtor”, finaliza Rogério Castro.