Quarta-feira, 16 de outubro de 2024
A Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Guarapuava, com apoio do Sistema FAEP, está promovendo para produtoras rurais, nesta quarta-feira, 16, na sede da entidade, o curso “Mulheres: sua Contribuição para a Continuidade das Empresas Familiares Rurais”.
O conteúdo é ministrado pelas sócias/consultoras da Safras & Cifras, Patrícia Petter, graduada em Direito, Técnica em Contabilidade, produtora rural em Castro-PR e Lizandra Blaas, graduada e pós-graduada em Ciências Contábeis.
Pouco antes do início, em entrevista, Patrícia observou que na atualidade é crescente o significado da presença feminina no gerenciamento das propriedades, participando das tomadas de decisão: “Realmente as mulheres têm tomado a frente também, ajudado na gestão, seja com os filhos, com o marido, pais, vemos cada vez mais ela assumindo esse papel e de fato se importando com essa gestão da continuidade. É ter dados, estar gerindo esses dados, ter controle, indicadores, além do que uma organização na família é fundamental para o sucesso do negócio independente do tamanho dele”.
Lizandra recordou que o lugar da mulher rural mudou com o passar do tempo e que passou a ser ainda mais importante, inclusive na questão da continuidade das propriedades: “Hoje temos visto cada vez mais o papel da mulher dentro da sociedade e no agro não é diferente. Antigamente, elas ficavam em casa. Hoje, estão na gestão, tomando decisões, auxiliando seus maridos. É extremamente importante e tem agregado muito valor também, porque a mulher tem um perfil diferente. Ela traz toda sua capacidade, conhecimento, dinamismo para o negócio”.
Na abertura curso, a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural, Adriana Botelho, que faz parte da Comissão Estadual de Mulheres da do Sistema FAEP, enalteceu a presença das participantes no curso e destacou que o contato entre as produtoras e a comissão é importante para realizar ações em sintonia com as demandas das mulheres do setor rural.
O curso se estenderá ao longo do dia, abordando diversos aspectos ligados à continuidade das propriedades, encerrando-se no final da tarde de hoje.
(Foto: Sindicato Rural de Guarapuava)