Terça-feira, 02 de maio de 2017
Começou ontem, 1º de maio, em todo o Paraná, mais uma campanha de vacinação de bovídeos contra a febre aftosa. Promovida anualmente pelo governo estadual, a ação acontece sempre em maio e novembro, sendo obrigatória para todos os pecuaristas do Estado que criam bovinos e búfalos. Nesta que será a primeira etapa do ano, a campanha tem por objetivo a imunização de animais até 24 meses de idade, incluindo bezerros com poucos dias de vida.
A ADAPAR lembra que a aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais.
Além de vacinar, o pecuarista também precisa comprovar que realizou a imunização de seu plantel, dentro do período da campanha – em Guarapuava, o procedimento é realizado na unidade da Adapar (Rua Vicente Machado, 1811, Centro). É possível também utilizar a internet, acessando a página da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e seguindo as instruções. Um detalhe importante: o produtor só conseguirá efetuar a comprovação online depois que o revendedor também tiver cadastrado a venda da vacina no site.
A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais. O pecuarista, além disso, fica impedido de transportar seu rebanho bovídeo para qualquer finalidade.
(Imagem: vacinação em propriedade rural de Guarapuava/Foto: Sindicato Rural de Guarapuava/Arquivo)