Segunda-feira, 03 de junho de 2019
Terminou na última sexta-feira (31), a última Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Paraná. Nesta etapa os produtores rurais deveriam vacinarbovinos e búfalos com até 24 meses de idade.
Além de vacinar, o produtor devia preencher o Comprovante de Vacinação, relacionando corretamente a quantidade de animais existentes e de animais vacinados, por sexo e idade. A quantidade de animais relacionada no Comprovante será cadastrada na ADAPAR e, portanto, deve ser exatamente igual ao existente na propriedade.
Segundo a unidade da Adapar em Guarapuava, o índice da vacinação e comprovação da região (incluindo 16 municípios) ainda está muito baixo. A orientação é que os pecuaristas realizem o processo de vacinação e comprovação o quanto antes.
A Adapar ainda orienta que devido à falta da vacina em casas agropecuárias na região, os produtores encomendem a quantidade de doses necessárias para seu rebanho.
A unidade ainda ressalta que mesmo os produtores que não possuem animais na faixa etária de 0 a 24 meses também são obrigados, pela legislação, a comprovar o saldo de animais durante a campanha.
Como fazer a comprovação
Para fazer a comprovação da vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária: levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina. A Adapar em Guarapuava fica na Rua Vicente Machado, 1811, Centro.
Além disso, o processo de comprovação pode ser feito online. Se optar por este meio, oprodutor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br).
A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.