InovaçãoAgro 2024 supera expectativas e destaca a modernidade no campo

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 29 de agosto de 2024

InovaçãoAgro 2024 supera expectativas e destaca a modernidade no campo

O InovaçãoAgro 2024, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, pelo Sindicato Rural de Guarapuava com organização de diversas entidades, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, superou as expectativas em termos de público e de aprovação da programação.

Segundo as primeiras estimativas, o encontro, que neste ano teve sua segunda edição, registrou a presença de cerca de 1.800 pessoas, de produtores rurais a profissionais do agro, passando por estudantes universitários e alunos de colégios de Guarapuava e região.

Ainda conforme a comissão organizadora, durante o evento, vários foram também os participantes que enalteceram a variedade de informações e questões que o InovaçãoAgro 2024 destacou em torno do tema da inovação na agricultura, na pecuária, na gestão, nas transformações tecnológicas e na comunicação do segmento rural. 

Na abertura, no início da tarde do dia 27, prestigiaram o evento diversas autoridades, do Estado e do Município, além de diretores ou representantes das empresas patrocinadoras.

As palestras abordaram assuntos que estão na ordem do dia do agronegócio, colocando em primeiro plano a necessidade de inovar diante das novidades técnicas que têm surgido nos anos recentes, de um lado, e das mudanças climáticas, de outro, além de enfocar a importância das parcerias, do gerenciamento das marcas das empresas também no meio agropecuário, os novos empreendedores da economia rural, a divulgação do setor por digital influencers, as aplicações da inteligência artificial, o papel da comunicação para gerar conexões entre campo e cidade, divulgando e valorizando o agronegócio e reflexões para jovens e produtores rurais que desejam utilizar ou que já utilizam canais na internet para divulgar seus serviços ou empresas, apontando que o trabalho de geração de conteúdo e a conquista da visibilidade têm igualmente seus desafios.

O foco em inovação no agronegócio se refletiu da mesma forma nos estandes das empresas, startups, entidades e instituições. Os expositores mostraram desde novas variedades de cafés especiais que vêm ganhando mercado e gerando renda ao produtor, até drones para a aplicação de defensivos na lavoura, passando pela robótica, quadriciclos para realizar amostragem de solo na fazenda, simuladores para a condução de colhedeira, entre outras atrações.

Mas o roteiro do evento ressaltou igualmente a inovação da tecnologia mesmo em atividades tradicionais bem típicas de Guarapuava e do centro-sul do Paraná.

Numa oficina promovida em seu centro de pesquisa, na manhã do primeiro dia do InovaçãoAgro 2024, o IDR-PR levou a produtores e interessados formas de se realizar a enxertia em pinheiros de araucária, visando contribuir para que a árvore se torne mais produtiva. Já na tarde do segundo dia, a instituição promoveu palestras no centro de eventos na erva-mate e a produção de óleos essenciais.

No segundo dia do evento, o foco em inovação foi ainda mais destacado. Na parte da manhã, teve início o Ideathon, uma iniciativa conjunta do Sistema FAEP e do SEBRAE, para incentivar novas gerações a pensarem em soluções criativas para questões e desafios concretos do agro. Numa maratona de dez horas, estudantes tiveram de propor caminhos para uma olericultura que seja rentável e possa se realizar com uma logística eficiente. A entrega de troféus aos três primeiros colocados ocorreu também no palco do InovaçãoAgro.

À tarde, teve lugar, no centro de eventos, reunião do Conselho Consultivo Mesorregional do IDR-PR, que debate com representantes da sociedade e define os ramos da agropecuária nos quais a instituição vai desenvolver pesquisas.

Em paralelo, quem foi ao InovaçãoAgro 2024 encontrou a Feira de Produtos Regionais, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, onde foi possível degustar em estandes de empreendedores rurais produtos do campo, do doce de leite ao mel, passando por bolos e queijos.

Já aqueles que preferem colocar a mão na massa também tiveram oportunidade de ampliar conhecimento, com uma oficina de preparo de tortas salgadas, realizada pelo Senac.

Ao final da programação, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, fez um balanço positivo: “Foi um evento muito bom, a gente tem recebido feedback positivo, tanto de empresas, quanto de público, empresários, produtores e alunos. O objetivo de levar informação, inovação, tecnologia, capacitação, para o pequeno, médio e grande produtor, mas também para alunos, quer seja das Ciência Agrárias, como os demais setores foi alcançado. As inovações estão batendo na nossa porta e o resultado deste evento está sendo positivo, gratificante, tanto que várias pessoas já estão perguntando como será o próximo evento em 2025. Inclusive o pessoal que veio de fora, já querendo marcar presença para o próximo ano. Um agradecimento especial ao público, aos produtores, estudantes e os parceiros, que ajudaram na divulgação e na montagem de um evento desta grandiosidade. Devem ter passado por aqui – a gente ainda tem que fechar os dados – mais de 1.800 pessoas”, concluiu.

Para a realização do evento, o Sindicato Rural contou com o apoio da Unicentro e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Embrapa, AEAGRO, IDR-Paraná, Mútua e Embrapa, além do patrocínio do Sicredi, Sebrae, Sistema FAEP, Agrária, Cresol, Grupo W3 e Livix. Senac, Sesi/Senai, Gav Conecta RPC, Fórum CT & I, Sindusmadeira Guarapuava, Acig, Cilla Tech Park, Centro de Eventos Cidade dos Lagos, Novatec e Puro Agro contribuíram com a organização.

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.