Quarta-feira, 29 de agosto de 2018
“Em qualquer parte da terra, um homem estará sempre plantando, recriando a vida, recomeçando o mundo”, diz um dos versos do Poema do Milho, de Cora Coralina. Estes homens, heróis anônimos de todos os dias, fazem parte de uma das profissões mais antigas da história: ser Agricultor. Embora sejam essenciais a toda população, o reconhecimento nem sempre vem. Poucos reconhecem que por trás do pãozinho, do cafezinho, do prato de arroz e feijão e da saladinha de cada dia teve muito trabalho.
Ser agricultor é um desafio diário. Planta a semente e espera que o tempo colabore, que a doença não chegue, que a nova tecnologia resolva o problema e que o preço no final de tudo compense. Por isso, nada mais justo que o produtor rural tenha um dia só para ele. No Brasil, a data é comemorada no dia 28 de julho.
Como forma de homenageá-los, o Sindicato Rural de Guarapuava realiza anualmente uma grande festa para comemorar a data. Este ano, o evento foi realizado no dia 27 de julho, na sede da entidade, reunindo mais de 400 pessoas, entre produtores rurais associados dos municípios de Guarapuava e região, autoridades e representantes de empresas parceiras do sindicato e da Revista do Produtor Rural do Paraná.
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, parabenizou os associados e comentou que o evento é uma forma simpática e singela de prestar homenagem ao produtor rural. “São eles que labutam diariamente para levar alimentos para a mesa da população brasileira. Com essa festa, o Sindicato Rural faz um agradecimento aos produtores rurais pelo trabalho, pelo afinco e principalmente, pela vontade que eles têm de crescer individualmente e coletivamente, trazendo desenvolvimento para nossa região, Estado e país”.
Botelho ressaltou que o agronegócio é a atividade da última década que mais colabora para o crescimento do Brasil. “Sem o setor do agronegócio, estaríamos num caos. E nós precisamos passar essas informaçõespara a sociedade urbana, para que entendam a importância do trabalho do agricultor, levando alimentos, saúde e principalmente, melhorando a qualidade de vida de todos”.
Outro diretor do Sindicato Rural, Gibran Thives Araújo, ressaltou que a valorização da atividade começa pelo produtor rural se valorizar. “O homem que cultiva sua terra, serve à sua pátria. Nunca nos esqueçamos disso!”.
O secretário municipal de Agricultura, Ademir Fabiane, também prestigiou o evento. “Considero de suma importância esse trabalho que o Sindicato Rural tem dedicado ao agropecuarista. Não podemos nos esquecer da importância do pequeno, do médio e do grande produtor. Mais do que no Dia do Agricultor, precisamos valorizá-los diariamente”.
Alegria e confraternização
As brincadeiras e sorteio de brindes ocuparam toda a tarde, levando diversão e confraternização para os produtores rurais. A gerente da entidade, jornalista Luciana de Queiroga Bren, comandou as perguntas, desafios, homenagens e muito mais.
O associado Robson Schneider veio de Candói comemorar com seus colegas de profissão. “É fundamental a importância do Sindicato Rural promoveressa confraternização, pois para muitos, a data passaria despercebida. Nenhuma outra entidade tem o poder de reunir e prestigiar os produtores rurais quanto o Sindicato, de mesma forma que a classe produtora merece a homenagem pelas batalhas que enfrenta e vence no dia a dia. O evento foi muito dinâmico, divertido e promoveu a integração entre os produtores. Minha avaliação é muito positiva e aguardo os próximos eventos. Muito obrigado pela lembrança e pelas felicitações”.
A produtora rural e advogada Andreia Mariottitambém avaliou o evento de maneira positiva. “Foi ótimo. Uma tarde agradável onde temos a oportunidade de rever amigos e fazer novas amizades. Ao promover esta festa, o Sindicato Rural confirma mais uma vez ser a casa do produtor rural na cidade, pois realmente nos acolhe tão bem que nos sentimos mesmo em casa. É a valorização do produtor rural, nos motivando a participar ainda mais de todas as atividades promovidas pelo Sindicato”.
Outra produtora, Irene Filiposki, ressaltou a valorização da atividade. “Um evento de grande importância para homenagear a classe, pois a agricultura é a base do país inteiro e os agricultores precisam e devem ser incentivados e valorizados,já que é através deles que o alimento chega à mesa de toda população”. Ana Célia de Araújo complementou, dizendo que “é uma tarde muito agradável onde nos divertimos e temos contato com muitos produtores rurais e empresas. É confraternização e informação”, resumiu.
TjiagoGavanski, outro associado que participa frequentemente das atividades do Sindicato Rural, agradeceu a homenagem.“O evento que o Sindicato realizou, mais uma vez estava ótimo. É de suma importância a realização dessa confraternização que o Sindicato faz em prol do produtor rural, entidades do agronegócio, colaboradores, empresas da nossa região. É um meio de prestar homenagem ao homem do campo e também de proporcionar momentos agradáveis e encontros com os amigos. Espero que continuem fazendo esses eventos e que cada vez mais os produtores, sócios da entidade, empresas, colaboradores venham prestigiar cada vez mais essa festa, que é feita com tanto carinho para todos nós. Muito obrigado”.
Concurso
No final do evento, os participantes elegeram misses, misters, reis e rainhas do Dia do Agricultor 2018. Em clima de descontração, os eleitos tiveram direito a faixa e desfile na passarela. Confira:
Rei do Gado: Anton Egles; Rei do Trigo: Cícero Lacerda; Rei da Soja: Adelino Bridi; Rei da Cevada: Ruy Laurici Alves Teixeira Neto; Rei Rural: Rodolpho Botelho; Rei do Leite: Anton Gora; Mister Universo Rural: ItacirVezzaro; Mister Simpatia Rural: Aparecido Ademir Grosse.
Rainha da Cevada: Neusa Vier; Miss Universo Rural: Rosenei Kunz; Rainha Rural: Adriana Botelho; Rainha da Soja: Rosecleia Padilha; Rainha do Trigo: Ana Célia do Araújo; Miss Simpatia Rural: Maria Apª Siqueira; Rainha do Gado: Irene Filiposki.
Banda Jovem Municipal
A recepção no Dia do Agricultor 2018 ficou por conta da Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim que abrilhantou a festa com sua apresentação, sob a coordenação do maestro Rodrigo Santos.
Parceria de todo ano!
O evento contou com o apoio de diversas empresas, cooperativas e entidades parceiras do Sindicato Rural e da Revista do Produtor Rural do Paraná. Mais de 100 empresas colaboraram com a doação de brindes e 20 empresas participaram como expositoras no evento, divulgando produtos e serviços.