Quinta-feira, 02 de agosto de 2018
Desde que iniciou suas atividades em 1993, o SENAR-PR sempre colocou a qualidade de vida da família do campo em primeiro lugar. No início, sua atuação tinha como foco a capacitação dos produtores para aplicação de agroquímicos, visando a saúde e segurança do trabalhador e o respeito pelo meio ambiente.
De lá para cá, os cursos se multiplicaram e hoje abrangem todas as cadeias produtivas do agronegócio, nas modalidades de Formação Profissional e Promoção Social. Em cada sala de aula está a chance de melhorar de vida, aumentar a renda e ampliar as oportunidades de trabalho. Essa transformação está ao acesso de todos, uma vez que os cursos do SENAR-PR são gratuitos. Basta procurar o sindicato rural ou o escritório regional do SENAR-PR mais próximo.
O jovem Jackson Luiz Silveira Correa, do município de Pinhão, na região Centro-Sul, é um exemplo de vida transformada pelo SENAR-PR. Ele conta que desde os 18 anos trabalhava na construção civil, onde a incerteza era a tônica dominante: “não tinha lugar certo. Eram oito meses num lugar, um ano em outro e assim era minha vida”, lembra.
Enquanto era solteiro, esse tipo de situação não o incomodava. Mas depois de casar e ter seu primeiro filho, a estabilidade e a segurança começaram a fazer falta. “Aí começou a ficar mais difícil a vida. Sempre paguei aluguel, mais água, luz e compras. O gasto era alto”, conta. A situação se agravou em dezembro de 2017, quando ele sofreu um acidente de carro.
“Estávamos vindo de Santa Catarina, chegando em Mangueirinha, batemos em uma capivara. Tivemos de ir a pé para casa”. Apesar dos danos terem sido apenas materiais, Jackson decidiu mudar de vida.
(Leia a matéria completa no Boletim Informativo da FAEP: Boletim Informativo)
(Fonte e foto: FAEP)