Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Sexta-feira, 10 de maio de 2019

Aplicação de adjuvantes gera eficácia nas pulverizações

Por Eng. Agrônomo YujiIeiri (Gestor Nacional de Serviços e Inovação).

 

A ocorrência de plantas daninhas, pragas e doenças nas culturas comerciais pode reduzir consideravelmente a produtividade e qualidade da produção, principalmente quando não há um controle efetivo destes agentes, resultando em grandes prejuízos econômicos aos produtores. Para otimizar a pulverização de defensivos agrícolas,  utilizar seus recursos, ferramentas como os adjuvantes auxiliam na melhor aderência dos produtos nas culturas, possibilitando o maior aproveitando no manejo.

Dentre os métodos de controle destes fatores causadores de danos às culturas, as pulverizações com defensivos agrícolas atualmente são muito utilizadas. Diante desta perspectiva, a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, destaca-se como papel fundamental na atividade agrícola para reduzir as perdas provocadas pelos agentes de danos. A qualidade da água também pode influenciar na eficiência dos herbicidas, por exemplo reduzindo a sua meia-vida, como no caso do glifosato, pois suas moléculas podem ser adsorvidas aos coloides orgânicos e inorgânicos devido a presença do ácido fosfônico na sua estrutura.

Para minimizar estes problemas, a utilização de adjuvantes pode melhorar a eficácia das pulverizações e a ação dos produtos fitossanitários no controle dos agentes de danos. Os adjuvantes são substâncias ou compostos sem propriedades fitossanitárias, e que são adicionados na preparação da calda de pulverização, para aumentar a eficiência ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas, uma vez que os adjuvantes podem desempenhar funções distintas nas soluções.

As vantagens dos adjuvantes são uma rápida absorção de produtos, menores perdas ocasionadas por chuvas após a aplicação, e a facilitação da cobertura das superfícies hidro-repelentes, como folhas ou frutos com cerosidades e corpos ou coberturas cerosas de pragas. O uso correto de adjuvantes pode aumentar significativamente a eficácia dos produtos aplicados.

A GIROAgro oferece produtos que auxiliam na correta colocação dos produtos fitossanitários nas pulverizações agrícolas. O Acquamax, um fertilizante que contém nitrogênio, fósforo e aditivos tensoativos/surfactantes, favorece o preparo em caldas de pulverização, condicionando a água, promovendo maior uniformidade na cobertura do alvo selecionado, melhorando a capacidade de retenção e penetração nos tecidos foliares, proporcionando maior qualidade nas pulverizações.

Além disso, a GIROAgro também oferece o ActiOil, um produto na forma de MIcroemulsao (ME) com tecnologia exclusiva a base de óleo cítrico ativado, de rápido dissolução em calda, melhorando o espalhamento e aderência das gotas de pulverização no alvo selecionado.

Reduzir o desperdício durante as pulverizações, otimizando a absorção dos produtos pelas plantas, refletirá em uma economia para o produtor rural, através de uma pulverização mais eficiente e mais consciente.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo