Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 09 de outubro de 2023

Dia Internacional do Café: conheça os benefícios dos aminoácidos na colheita de um dos grãos mais consumidos do mundo

Aminoácidos produzidos pela Ajinomoto® Fertilizantes fornecem benefícios específicos na cultura do fruto do cafeeiro, como ação antiestressante

São Paulo, outubro de 2023 – No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional do Café, celebração global de uma das bebidas mais antigas e consumida em todo o mundo. Embora tenha origem africana, foi no Oeste da Arábia que começou seu cultivo, e o hábito de "tomar um cafezinho" virou um costume para a maioria das pessoas, principalmente para os brasileiros. A indústria do café desempenha um papel fundamental na economia do Brasil, sendo o país, o maior produtor e exportador global.
Mesmo com um mercado em expansão, principalmente para o agronegócio - que vem crescendo e gerando emprego com o consumo interno e externo do produto -, há desafios a serem enfrentados, como preço de insumos, fatores climáticos e aparecimento de possíveis pragas na plantação. Nesse contexto, a saúde das plantações de café é crucial e a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, fornece soluções inovadoras para os produtores enfrentarem essas adversidades. 
Os aminoácidos produzidos pela Ajinomoto® Fertilizantes vêm conquistando a satisfação dos agricultores e desempenham um papel crucial na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes pelas plantas, o que estimula o crescimento radicular e vegetativo com o fornecimento nutricional. Na cultura do café, os aminoácidos possuem ainda benefícios específicos, como ação antiestressante. 
Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante, destaca a eficácia da linha AMINO e os resultados positivos da aplicação do AMINO Plus® na cultura do café, um produto rico em compostos orgânicos naturais e que age com eficiência nos processos fisiológicos das plantas. 
Os fertilizantes da Ajinomoto são produzidos a partir do reaproveitamento do co-produto rico em material orgânico, principalmente aminoácidos, e são a base para a produção de fertilizantes das linhas AMINO, AMIORGAN®, AJIFOL® e AJIFER®. Este sistema circular, também chamado de biociclo, não apenas contribui para a mitigação das crises alimentares e a promoção da sustentabilidade ambiental, mas também fortalece a economia agrícola e o bem-estar global. A conversão de resíduos não comestíveis, como as fibras de cana-de-açúcar, em aminoácidos essenciais, aprimora a eficiência do sistema alimentar, reduzindo o desperdício e aumentando a disponibilidade de alimentos nutritivos. Isso, por sua vez, beneficia as comunidades agrícolas e a segurança alimentar global.
Controle de pragas no cafeeiro 
São muitas as pragas do café e todas elas causam danos diretos e indiretos, afetando a produção e a qualidade do produto. Segundo o executivo, outro fertilizante da empresa que também age de forma eficiente é o AMINO® Imune, um fertilizante organomineral de alta tecnologia, que possui na sua composição uma mistura de aminoácidos, e que pode minimizar os danos e aumentar a imunidade das plantas. "O time da Ajinomoto pensou nos possíveis problemas que os agricultores podem ter ao cultivar café, como diversas pragas se o fator climático não estiver a favor, e desenvolveu a solução para que a colheita não seja prejudicada e mantenha a mesma qualidade. Esses aminoácidos agem como verdadeiros aliados na gestão fisiológica da planta", explica Rafael Hirano. 
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.
Sobre a Ajinomoto do Brasil 
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.