Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Sexta-feira, 16 de outubro de 2020

WinterShow 2020 finalizou com balanço positivo dos organizadores

O 17º WinterShow encerrou nesta quinta-feira (15), nos campos da FAPA (Entre Rios-Guarapuava). Com um formato inédito, ocorrendo simultaneamente de maneira digital e presencial, devido à pandemia do Covid-19, o coordenador da FAPA, Marcio Mourão fez um balanço positivo do evento. “Tanto a FAPA, como a Agrária tinham expectativas a serem atingidas. A primeira delas é que gostaríamos de deixar um marco, que a agricultura não pode parar. O evento tem essa postura de continuação das atividades agrícolas, da informação que tem que ser gerada. Ano que vem tem nova safra, então essas informações devem ser divulgadas para os cooperados e produtores em geral. Por isso, tivemos que nos adaptar para repassar essa informação de uma forma segura. E o público também se adaptou. Houve os que participaram de forma virtual e os que participaram de forma presencial”, detalhou. 
A programação técnica de forma online ocorreu na parte da tarde. Durante todo o dia houve a visitação nos estandes das empresas e instituições parceiras da Agrária, que nesse ano somaram 36 expositores. 

Márcio Mourão, coordenador da FAPA

Marcio Mourão, coordenador da FAPA


A primeira palestra foi conduzida pelo professor do Departamento de Agronomia da Unicentro, Cristiano Pott, que apresentou os resultados iniciais do projeto Manejo e Conservação do Solo na região Centro-Sul do Paraná. O projeto tem sido desenvolvido pela Unicentro e há um ano obteve a parceria da FAPA, para reforçar a divulgação de boas práticas conservacionistas para o solo. Segundo Pott, uma das práticas mais divulgadas e pesquisadas têm sido as plantas de coberturas. “O principal objetivo do projeto é incentivar a planta de cobertura num momento bem estratégico aqui na região: num período de entressafra entre a cultura de verão e cultura de inverno. Há uma janela de abril até metade de junho, que pode chegar a 100 dias, que o solo fica sem planta, o chamado pousio. Nesse momento, pode haver perda de processo produtivo. Por exemplo, o Nitrogênio pode acabar sendo perdido quando o solo não está produzindo nada. Queremos evitar isso”. O projeto tem ações práticas na Colônia Samambaia – distrito de Entre Rios, em áreas de pesquisa da FAPA. 
Em seguida, o engenheiro agrônomo da FAPA, Rodrigo Ferreira, falou sobre os fenômenos de acoplamento oceano-atmosfera e seus efeitos sobre os padrões de clima no sul do Brasil. 


Dando seqüência ao tema sustentabilidade, que esteve muito presente na programação do WinterShow, o professor da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), Brener M. Marra, tratou sobre introdução às novas tecnologias de uso e produção de bioinsumos. “Os bioinsumos passaram a ser um programa nacional e é uma tendência mundial. A bioeconomia vai reunir os recursos biológicos para os grandes desafios da sociedade, sociais, climáticos, econômicos e tentar buscar alternativas de substituir recursos fósseis, dando mais segurança alimentar e saúde tanto ao produtor como ao consumidor”. 
Os insumos biológicos ou bioinsumos são produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e/ou para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Marra discutiu os aspectos e cuidados necessários para iniciar a multiplicação dos microrganismos nas propriedades rurais, o chamado on-farm. “Temos, hoje, equipamentos acessíveis no mercado, com bom controle de todos os parâmetros essenciais e temos biofábricas on-farm tão modernas quanto indústrias convencionais. Com conhecimento, tecnologia e boas práticas  temos segurança de produzir on-farm e isso vai se tornar cada vez mais acessível”, comentou. 
Mourão afirmou que a Cooperativa Agrária tem como característica a produção com sustentabilidade, por isso cada vez mais temas como esse estarão na programação dos eventos técnicos da cooperativa. “Temos diferentes projetos na área de sustentabilidade. Isso está no plano estratégico da Agrária: desenvolver atividades que consigam aliar produtividade, rentabilidade, sustentabilidade não só na propriedade, mas no modelo da produção. Conservação do solo, uso eficiente do manejo químico e os bioinsumos, que estão com uma repaginação nova na agricultura, são alguns temas e projetos da cooperativa”. 
A programação do WinterShow 2020 finalizou com a tradicional palestra motivacional ao público, conduzida por Maurício Louzada.
O Sindicato Rural de Guarapuava foi um dos patrocinadores do evento.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos