Agropec: ovinocultura é o destaque no dia 18

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Agropec: ovinocultura é o destaque no dia 18

7ª Ovinotec e Balcão de Negócios de ovinos são atrações do setor – Agropec será de 17 a 20 de outubro, no Parque Lacerda Werneck


Produtores rurais que se dedicam à criação de ovinos ou que se interessam pelo segmento encontrarão na Agropec – Feira de Negócios Agropecuários, que acontece de 17 a 20 de outubro no Parque Lacerda Werneck, um momento para ampliar conhecimentos sobre o setor: Sociedade Rural Guarapuava e Cooperaliança decidiram incluir, na programação da feira, dia 18,a 7ª edição da Ovinotec. Conhecido em Guarapuava e região por trazer especialistas de renome em vários aspectos da ovinocultura, o encontro será aberto não só a cooperados, mas aos interessados em geral (Taxa de inscrição de R$ 35 por participante).

As atividades iniciam às 9h, com um café da manhã no Pavilhão de Eventos, no parque.A partir de 9h30, os palestrantesanalisarão questões como nutrição, seleção e biotecnologias da reprodução. Após o intervalo de almoço previsto para às 12h30, o evento recomeça às 14h, com o temadimensionamento de plantel e a apresentação de uma startup da ovinocultura. 

A programação prossegue às 15h20,no Barracão da Ovinocultura,onde acontecerá o Café com Ovelhas, um café colonial no melhor estilo, e o Balcão de Negócios, para os participantes interessados na aquisição de ovinos de corte. Responsável pela organização também desta etapa, a Cooperaliança oferecerá borregas das raças Texel, Île-de-France, Hampshire Down, PollDorset, além de cruzamentos e reprodutores oriundos de cabanhas convidadas pela cooperativa. 

Atrações de outros segmentos rurais também fazem parte da programação geral da feira: palestras sobre bovinocultura de corte, no Pavilhão de Eventos do parque de exposição; leilões de animais (eqüinos da raça crioula e bovinos de corte de várias raças), no Recinto de Leilões; provas oficiais do Cavalo Crioulo, incluindo a realização pela primeira vez em Guarapuava de uma Credenciadora ao Freio de Ouro (2020), na Pista de Laço; e culinária tropeira e regional, no Galpão Gastronômico. 

A Agropec – Feira Agropecuária de Negócios é uma realização da Sociedade Rural Guarapuava e tem, como Patrocinadores Master, a Cooperaliança e as Faculdades Guarapuava; e, como Apoiadores Master, o Sindicato Rural de Guarapuava e a Prefeitura Municipal de Guarapuava (Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Turismo). É parceiro do evento o Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Guarapuava (NCCCG) que organiza a programação da raça crioula. 

 


SERVIÇO:

Evento: Agropec – Feira Agropecuária de Negócios
Data: de 17 a 20 de outubro
Local: Parque Lacerda Werneck

Palestras técnicas da Cooperaliança – Pavilhão de Eventos

Dia: 18/10 – Ovinocultura de Corte
(7ª Ovinotec)
Público: todos os interessados
Inscrição: R$ 35

9h – Recepção com café da manhã

9h30
Nutrição: como fazer o planejamento anual

Cledson Garcia
Zootecnista, professor na Universidade de Marília (SP), responsável técnico pelo setor de Ovinocultura, instrutor do SENAR e colunista do site Farm Point.

10h30
Seleção de animais por desempenho

Izaltino Cordeiro dos Santos
Médico veterinário, com experiência na organização de exposições de ovinos, produção e manejo de cordeiros precoces e pesquisas de análise sensorial do cordeiro.

11h30
Biotecnologias da reprodução na ovinocultura

Carla Friedrichsen Moya Araújo
Médica veterinária, professora doutora na UNICENTRO, com experiência na área de reprodução animal e clínica médica com ênfase em obstetrícia, ginecologia e andrologia animal e biotecnologia da reprodução animal.

12h30
Intervalo para almoço

14h
Prática de dimensionamento de plantel ovino nas propriedades

Luiz Gonzaga
Zootecnista, professor doutor na UNICENTRO, criador de ovinos de genética, consultor em gestão e produção animal e vegetal e inspetor técnico do Serviço de Registro Genealógico de Ovinos credenciado pela ARCO.

15h
Ovino-Pro – Apresentação de startup voltada à ovinocultura

Adriano Pereira de Freitas
Sistemas de Informação, PUC-RS. Fundador da startup OvinoPro, que atua em soluções de software para a ovinocultura.

15h20
Café com Ovelhas e Balcão de Negócios – Barracão da Ovinocultura do Parque Lacerda Werneck

Comercialização de reprodutores e borregas das raças Texel, Île-de-France, Hampshire Down, Poll Dorset e cruzamentos.

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.