Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Terça-feira, 09 de fevereiro de 2021

SENAR-PR tem seis novos cursos EaD

Inscrições já estão abertas para os títulos voltados aos professores do Estado que tratam dos paradigmas da educação a distância

O SENAR-PR lançou seis novos títulos de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) voltados aos professores do Paraná, em especial àqueles que utilizam os materiais didáticos do Programa Agrinho em sala de aula. No total, essas iniciativas somam-se à atualização de outros 11 títulos EaD e ao curso “Programa Agrinho – Todos contra a dengue”, totalizando 18 capacitações repletas de novidades para os docentes do Estado. 

De acordo com a técnica do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR Josimeri Grein, a meta é reformular todos os cursos EaD da instituição. Hoje, com os novos, são 38 títulos. Os primeiros a passarem por este processo foram os cursos que estão dentro do Programa Agrinho. O objetivo é transformar cada um dos artigos do livro metodológico do Agrinho, entregue aos professores, em cursos a distância, de modo a oferecer estratégias de educação diferenciadas aos docentes. 

“Nesse momento pelo qual passamos por uma educação remota, voltada ao sistema híbrido, precisamos de recursos e estratégias diferenciadas para prender a atenção dos nossos alunos”, afirma Josimeri. 

Dentre os novos títulos está “Geração Móvel 2.0 – O poder do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica”, que aborda, de forma prática, o uso de dispositivos móveis (celulares) nos processos de aprendizagem. Segundo Katia Ethiénne dos Santos, pedagoga que atua na coordenação dos cursos EaD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na tutoria dos cursos do Agrinho, a construção dos cursos EaD tem algumas particularidades. 

“Alguns princípios são básicos, mas quando pensamos em um ambiente virtual, é preciso ter oportunidades de aprendizagem diferenciadas. Os ganhos dos cursos online são diferentes recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos”, avalia Katia. 

Katia faz parte de um time de profissionais qualificados que atuam na elaboração de novos cursos na modalidade EaD do SENAR-PR. Responsável por três dos seis novos títulos, ela conta como foi o processo de criação. “Participei da construção de três cursos de três autores e pesquisadores internacionais. A partir do momento que os materiais criados por eles chegaram às minhas mãos, meu papel foi olhar para estes materiais e transformá-los em cursos em um ambiente online, que fossem acessíveis, interessantes, desafiadores e, acima de tudo, que trouxessem essa realidade atual que estamos vivendo”, afirma. 

O objetivo é fornecer aos professores paranaenses recursos e ferramentas para trabalhar com os alunos neste ambiente virtual do ensino a distância. “Alguns gostam de vídeos, outros preferem ler. No ambiente online podemos criar, por meio dos recursos e plataformas, oportunidades para que o estudante aprenda de acordo com o seu ritmo e com o seu estilo de aprender”, pontua Katia. 
​​​​​​​
Serviço 

Os interessados nos cursos podem fazer a inscrição aqui. Além dos seis novos títulos, é possível encontrar o catálogo completo do SENAR-PR, com mais de 300 capacitações. 

Confira os novos títulos EaD do SENAR-PR 

– Geração Móvel 2.0 – O poder do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica 

– Habilidades de RRI, metodologia de projetos de design e escolarização aberta 

– A integração do filme em ambientes digitais de aprendizagem 

– Complexidade, transdisciplinaridade e produção de conteúdo 

– Escola, educação e ética: Contributo para uma reflexão pedagógica 

– Instruir, mediar ou comunicar: contributo para uma reflexão sobre o ato de ensinar

Texto e foto: FAEP

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos