Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Segunda-feira, 25 de março de 2019

Pecuária Moderna e Grupo Cescage firmam parceria

O Programa Pecuária Moderna e o Grupo Cescage estabeleceram parceria para levar aos bovinocultores do Paraná inovações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento do setor. O acordo foi firmado e divulgado durante o Dia de Campo Internacional daquela instituição, realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Ponta Grossa (PR). De acordo com a Cesage, a formalização da decisão se deu por meio de um Termo de Inclusão Social no Pecuária Moderna. Participaram do ato de assinatura, o fundador da Cescage Genética, desembargador do TJ-PR, professor pós PhD, José Sebastião Fagundes Cunha Cunha; o CEO do Grupo Cescage, Ludovico Omar Bernardi; o presidente do comitê gestor do Pecuária Moderna e presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Rodolpho Luiz Werneck Botelho; o zootecnista Guilherme Souza Dias, da FAEP; o coordenador geral do Pecuária Moderna da região dos Campos Gerais, Afonso Saldanha; Ricardo Vieira, representando a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB); e o pesquisador Luis Moletta, do IAPAR.

“O Cescage Genética trabalhará com uma série de ações desenvolvendo tecnologias junto aos produtores rurais. O trabalho tem a intenção de melhorar as pastagens, nutrição animal, melhoramento genético, otimizando custos e qualidade, demonstrando a potencialidade da propriedade rural”, declarou o Fundador do Cescage Genética, Fagundes Cunha.

Também o presidente do comitê gestor do Pecuária Moderna saudou a aproximação entre as duas partes. Rodolpho Botelho enalteceu o novo parceiro do programa ao destacar que a Cescage, simultaneamente aos cursos de ensino superior, atua com foco na inovação, e que por isso a cooperação soma forças na geração e na transferência de tecnologia para o bovinocultor do Paraná. “Esta parceria é de extrema relevância. Primeiro, porque é mais uma entidade dando suporte para o programa. É uma entidade educacional, acadêmica, mas também de pesquisa. A principal meta é levar a genética animal para os produtores, melhorando a sua produtividade, seu rebanho”, ressaltou.

Lançado em 2015, o Programa Pecuária Moderna é uma iniciativa que tem por objetivo tornar a bovinocultura de corte no Paraná mais moderna e rentável. Com a participação do governo do Estado, Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), instituições de ensino superior públicas e privadas, o programa considera que, com gerenciamento voltado à eficiência e tecnologia avançada, a criação de bovinos paranaense pode conquistar mais mercados, tanto no Brasil, no segmento de carnes nobres, quanto no exterior, na exportação. Independente da raça bovina, o plano preconiza atenção aos índices zootécnicos e aos sistemas de produção entre outros pontos. Desde seu surgimento, o Pecuária Moderna vem realizando, em várias regiões do Paraná, dias de campo para a difusão de tecnologia em bovinocultura. Um dos mais recentes foi o II Dia de Campo da Produção Integrada, que ocorreu em outubro de 2018, em Candói.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos