Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Quarta-feira, 15 de maio de 2019

Palestra sobre aquecimento global e lançamento de tecnologias são destaques da abertura da SIT

A Embrapa também fará o lançamento de uma nova cultivar de milho – o híbrido triplo BRS 3042. Essa cultivar apresenta ciclo precoce e possui alta resistência ao acamamento e ao quebramento

 

A abertura da 12ª SIT (Semana de Integração Tecnológica), na próxima segunda-feira, dia 20, reunirá lançamento de um híbrido triplo de milho, apresentação de tecnologias sustentáveis para o controle da principal praga do cereal – a lagarta-do-cartucho – e uma palestra com um dos maiores especialistas em estudos sobre aquecimento global, o cientista Carlos Afonso Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Carlos Nobre é considerado uma das referências no País na área de mudanças climáticas globais. Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), o pesquisador é conhecido internacionalmente por seus estudos que relacionam a ação antrópica na Amazônia às alterações climáticas globais. 

É presidente do International Geosphere-Biosphere Programme – IGBP (Programa Internacional da Geosfera-Biosfera) e membro do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática. Também é membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria Ciências da Terra, e da Academia Brasileira de Ciências. Ele apresentará a palestra “Mudanças climáticas, agricultura e sustentabilidade” a partir das 9h, no Auditório Renato de Oliveira Coimbra, na Embrapa Milho e Sorgo. 


Nova cultivar de milho e tecnologias sustentáveis

A Embrapa também fará o lançamento de uma nova cultivar de milho – o híbrido triplo BRS 3042. Essa cultivar apresenta ciclo precoce e possui alta resistência ao acamamento e ao quebramento, além de possuir características agronômicas equilibradas, “associando estabilidade de produção com adaptação ampla para cultivo, com destaque para a safrinha do Brasil Central”, enumera o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, supervisor do Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo. Outro diferencial da cultivar é a excelente relação custo-benefício em relação à produtividade e ao menor custo de sementes.

Por fim, a Embrapa apresentará dois inseticidas biológicos para o controle de pragas nas lavouras: o VirControl S.f., desenvolvido em parceria com a empresa Simbiose, lançado durante a solenidade do 46º aniversário da Embrapa, e o bioinseticida BaculoMIP-Sf, produzido em parceria entre a Embrapa e a empresa Promip, que estará disponível para a safra 2019/2020.

Esses bioinseticidas têm como princípio ativo vírus de grande eficácia para controle da lagarta-do-cartucho. “Os baculovírus são agentes de controle biológico que não causam danos à saúde dos aplicadores, não matam inimigos naturais das pragas, não contaminam o meio ambiente, nem deixam resíduos nos produtos a serem vendidos nas gôndolas dos supermercados”, explica o pesquisador Fernando Valicente. Testes de biossegurança comprovaram que esses vírus são inofensivos a microrganismos, plantas, vertebrados e outros invertebrados que não sejam insetos.

 

Serviço


Evento: 12ª SIT (Semana de Integração Tecnológica)

Cerimônia de abertura 
Palestra: “Mudanças climáticas, agricultura e sustentabilidade” com o pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Lançamento: Híbrido triplo de milho BRS 3042

Apresentação: Bioinseticidas VirControl S.f. e BaculoMIP-Sf
Data: 20/05/2019 (segunda-feira)

Horário: a partir das 9h

Locais: Auditório Renato de Oliveira Coimbra (Embrapa Milho e Sorgo)

Vagas: 350

Site: www.sit2019.com.br/index.php 

Mais informações: contato@sit2019.com.br 

Telefones: (31) 3027-1323, (31) 3017-1163 e (43) 3025-5223

 

***************************************

Na imagem: Pesquisador Carlos Nobre, do Inpe

 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Fonte: Embrapa Sorgo e Milho

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo