Momentum traz plataforma dobrável e precisão no plantio

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Momentum traz plataforma dobrável e precisão no plantio

Reunir agilidade de transporte e qualidade na semeadura é importante quando se utiliza plantadeiras. Com objetivo de proporcionar ao produtor aquelas condições, chegou ao mercado a plantadeira Momentum, da Valtra. Sua principal novidade é a plataforma de plantio que abre e fecha automaticamente, permitindo “dobrá-la” para transportar. Na revendedora da Valtra para Guarapuava e região, a Shark Distribuidora, o coordenador de vendas, Everton Carlos Stelle, detalha: “Em menos de um minuto a máquina se fecha. Você chega no próximo talhão onde vai plantar e ela se abre de novo”.

Outros destaques, conforme mencionou, são a regulagem a partir do monitor da cabine do trator, um sistema operacional com visual intuitivo e a comunicação com maquinário de outras marcas. “Não precisa colocar mais um monitor dentro do trator”, ressaltou.

Na configuração do estande, ele observa outro ponto: “Nas máquinas convencionais, normalmente se regula sementes por metro. Nesta, trabalhamos com população. O produtor vai informar no monitor: ‘quero trabalhar com 280 mil plantas’, por exemplo. O sistema vai calcular quantas sementes têm que cair por metro para alcançar a população desejada”.

Ainda de acordo com o coordenador de vendas, na Momentum, um sistema está voltado à qualidade, o Precision Plant, com o uso de um disco por cultura e sem ajustes manuais. “Ela elimina a falha humana em regulagens de quantidade, no raspador, ou do ar do sistema, no dosador, porque o vácuo elimina as falhas e o raspador universal elimina as duplas”. Outra tecnologia, pontuou, visa a uniformidade: “Temos o V Drive, um motor elétrico que trabalha como controlador eletrônico individual linha a linha. Ele age diretamente no disco em tempo real. Temos a dosagem da semente de forma uniforme e eficiente, trazendo assim simplicidade e custo de manutenção mais baixo”. A plantadeira, completou, também foi pensada para evitar sobreposição de plantio: “O produtor informa a cabeceira que vai fazer no talhão. Se transpuser a máquina em cima do que já foi plantado, ela vai desligar linha por linha”. Com este perfil, disse Stelle, o equipamento despertou o interesse de produtores de Guarapuava e região.

Agropecuarista tecnificado em Candói, Gibran Thives Araújo contou que a facilidade de transporte pesou na hora de optar pela plantadeira: “Ao apertar um botão na tela, ela se abre ou fecha. Este foi um dos motivos que nos levou a adquirir essa máquina”. Para ele, a conectividade plantadeira-trator é outro ponto positivo: “Ela tem comunicação também com a máquina que vai tracioná-la. Todos os comandos, inclusive os hidráulicos e elétricos, são comandados pela tela. Isso facilita muito. Todos os funcionários da fazenda estão gostando muito da máquina por conta disso”. No campo, onde utilizou a plantadeira na soja 2019/2020, o produtor fez uma avaliação positiva: “Plantamos uma boa área já com ela, com estande muito perto da perfeição, poucas falhas e poucas plantas duplas”.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.