Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Segunda-feira, 07 de outubro de 2019

Mais de 250 pessoas participaram do Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite

A Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava realizou de 2 a 4 de outubro, a 3ª edição do Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite. Mais de 250 pessoas participaram do evento. O simpósio vem sendo realizado a cada dois anos, desde 2015.

Na cerimônia de abertura, na noite do dia 2, estiveram presentes além dos produtores rurais, técnicos e estudantes, autoridades e representantes de entidades e empresas ligadas ao setor leiteiro. Compuseram a mesa, o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava, Jairo Luiz Ramos Neto, o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o vice-presidente da Coamig, Francisco Serpa, a professora da Unicentro, Deonísia Martinichen, o diretor da FAEP, Anton Gora, o presidente da Emater, Natalino Avance de Souza e o vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro.

A programação debateu temas importantes para o dia a dia e para o desenvolvimento econômico sustentável da propriedade leiteira. Ao todo, foram sete palestras, cinco insights (pequenas apresentações sobre tecnologias) e uma visita à campo, que demonstrou na prática o funcionamento do sistema de produção Compost Barn.

Os palestrantes foram veterinários, agrônomos, professores e pesquisadores de instituições reconhecidas, como Universidade Estadual de Ponta Grossa, EMATER, Associação Brasileira de Criadores da Raça Holandesa (ABCRH), ESALQ-USP, Universidade Federal do Paraná, Universidade Técnica Federal do Paraná.

Além das palestras, os participantes puderam visitar os estandes das empresas parceiras que apresentaram produtos e serviços pertinentes à produção do leite.

Marcos Abreu Turco é produtor de leite no município de Candói. Ele participou pela primeira vez do simpósio. “Foi muito importante participar. Me chamou bastante atenção a parte da produção de alimentos, a qual, nós produtores, temos bastante dificuldade. Além disso, achei interessante o debate da correção de solos, que é a base de tudo, e que muitas vezes deixamos de lado. Além de debater estes assuntos essenciais, o evento no geral foi muito motivador. Voltamos para propriedade com um gás a mais para colocar em prática o que aprendemos no evento”.

O Simpósio foi uma realização da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava, com organização do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite do Norte Central, Agrária, Coamig, Emater, Pró Rural – Cidadania e renda no campo, SEAB, Sistema FAEP, Unicentro e Vida Rural – Programa de Desenvolvimento Rural de Guarapuava (Prefeitura de Guarapuava). Patrocinam a iniciativa: Agrária, Sementes Agroceres, Coamig, Cresol, JLosso Imobiliária, Alta Genetics, Atlântica Sementes, Agrícola CentroSul/Biomatrix, Consipa, ABS Pecplan, Adubasul Fertilizantes, BMilk, Jordana, Farmer Agro Solutions, Brevant Sementes, Sicredi, Focus Assessoria em Agronegócios, Piscicultura Progresso, Laticínio Szura, Tratorcase, Coamo, Vitamix Nutrição Animal, Pioneer, com apoio da G12 Agro e KNN Idiomas.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo