Guarapuava se destaca em número de cursos ofertados em 2019

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Guarapuava se destaca em número de cursos ofertados em 2019

Capacitação é essencial para qualquer profissão. Para o produtor rural não é diferente. Em Guarapuava e região, produtores e trabalhadores rurais podem contar com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Guarapuava.

Por mais um ano, o Sindicato Rural se destacou em número de capacitações no Paraná: em 2019 foram ofertados 198 cursos nos quatro municípios que a entidade atende: Guarapuava, Candói, Cantagalo e Foz do Jordão. Em média, 1.700 pessoas tiveram acesso a mais conhecimento nas diversas áreas do agronegócio.

A regional do SENAR-PR em Guarapuava, a qual o sindicato faz parte, também encerra o ano com destaque: foram 744 cursos, com aumento em relação a 2018, distribuídos nos 28 municípios que compõem a regional. “Procuramos sempre manter o foco na qualidade e não na quantidade. Ficamos contentes pois, em 2019, toda a demanda recebida foi atendida. Inclusive, alguns atendimentos de forma customizada, como os cursos de Nozes Pecã e Orquídeas, que o Sindicato Rural de Guarapuava nos solicitou”, destacou o supervisor regional do Senar em Guarapuava, Aparecido Ademir Grosse.

Outro destaque da Regional, segundo Grosse, foi o baixo índice de cancelamento. “Este é um excelente indicador, pois mostra o comprometimento das pessoas envolvidas”.

Quanto às mudanças nas capacitações ofertadas pelo Senar-PR em 2019, o supervisor destaca a proposta de aumento da carga horária de alguns cursos. “Estes ajustes possibilitaram ao participante desenvolver o conteúdo proposto na prática, bem como a possibilidade de uma formação continuada. Isso vem apresentando resultados positivos no quesito aprendizagem”.

Para o próximo ano, só nos municípios atendidos pelo Sindicato Rural de Guarapuava estão previstas 226 capacitações. Já em toda a regional Senar – Guarapuava esse número é de 833.

Para que os cursos aconteçam e façam sentido de serem ofertados é necessário que os produtores rurais participem e usufruam. “Com anos de experiências à frente da supervisão regional e o convívio com o produtor rural, recomendo um plano de qualificação, seja para o produtor e sua família, bem como para as empresas agropecuárias, pois a formação continuada e a capacitação de todos os membros proporcionam um maior ganho de produtividade”, observa Grosse.

Segundo o supervisor, o papel dos Sindicatos Rurais, mobilizadores, instrutores e parceiros é fundamental para a qualidade dos cursos. “Agradecemos a todos os envolvidos, pois o comprometimento faz com que as ações aconteçam e a sociedade, no geral, ganhe”.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.