Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Forrageiras de verão para incrementar os ganhos do produtor

Tem novidade chegando no mercado

A Nuseed/Atlântica Sementes sempre se comprometeu em desenvolver tecnologias que melhoram o sistema produtivo e proporcionam aumento de produtividade para os pecuaristas do Brasil. Muito reconhecida pela difusão dos azevéns tetraploides como o Barjumbo e Centeio Temprano, a Nuseed também se destaca com forrageiras tropicais com alta potencial produtivo e qualidade nutricional como o milheto híbrido Campeiro, o sorgo de pastejo Supremo e, o lançamento, Milheto Elefante Perene PRIMA. Estas cultivares se destacaram em ensaios de melhoramento de plantas e provaram seu potencial produtivo em diversas propriedades no Brasil.

O Milheto Híbrido CAMPEIRO de diferencia dos demais milhetos por ser uma planta que foi selecionada para florescer apenas no mês de abril, evitando o alongamento do colmo precocemente e propiciando longo período de pastejo. Apresenta excelente perfilhamento, alta produção de folhas e elevado potencial de rebrote. Essas características resultaram em uma forrageira com ótima qualidade nutricional e com teores de proteína bruta facilmente ultrapassando níveis de 19%. Além da elevada produtividade e de propiciar maior produção de leite e carne ao produtor, o maior ciclo vegetativo facilita o diferencia enormemente do Capim-sudão e do Milheto comum. O Campeiro é o melhor milheto disponível no mercado.

O Sorgo Forrageiro SUPREMO se destaca por ter ótimo desempenho durante o período de verão/outono e tem sido uma ferramenta importante para acabar com o vazio forrageiro de fevereiro à abril por muitos produtores, propiciando alimento em quantidade e qualidade. Tem como característica marcante o Gene BMR (browm midrib), que resulta na menor proporção de lignina na planta e consequentemente forrageira tropical que apresenta a maior qualidade bromatológica. Por não responder ao fotoperíodo e ter ótimo desempenho em períodos quentes, se encaixa muito bem em implantações após milho silagem, em segunda implantação de pastagens anuais de verão e após soja e milho para grão de ciclos precoces. Dessa forma, muitos produtores demonstraram grande satisfação ao manterem elevados níveis de produção de leite (acima de 18 litros por vaca e 12.000 litros/ha) e carne (ganho médio diário de 0,900 kg – 1,4 kg/dia por animal e próximo de 500 kg/ha) em um período que tradicionalmente há escassez de pastagem em quantidade ou qualidade, além de diminuírem o custo com o uso de silagem e concentrado. O Sorgo Supremo deve ser implantado no período de janeiro à final de fevereiro. Por ser de grande aceitação pelos animais deve se ter o cuidado em manejá-lo corretamente e não haver um rebaixamento excessivo do pasto.

O Milheto Elefante Perene PRIMA é uma inovação tecnológica para o Brasil. É um híbrido de milheto com capim elefante que é implantado via semente, com fácil plantabilidade. Isso faz com que esta cultivar de milheto seja perene e não precisa ser implantado todos os anos. Evidencia as características associadas das duas espécies de Pennisetum, sendo a forrageira tropical por semente com maior capacidade produtiva do Brasil (facilmente ultrapassando 25 ton de MS/ha), além de permitir ótimos desempenhos dos animais devido à boa aceitação e qualidade bromatológica superior às demais espécies perenes implantadas por semente no mercado. No ponto ideal de pastejo o Prima produz 80 a 90% de folhas em sua composição, o que gera uma pastagem de altíssima qualidade nutricional. Possui boa tolerância às geadas, apresentando injúrias mas rebrotando com muito vigor com a normalização das temperaturas mais altas. Por ser uma espécie com grande potencial de produção e qualidade, o manejo e adubação não podem ser negligenciados. O Prima é comercializado com semente com alta tecnologia de peletização.

As três cultivares apresentadas são excelentes opções para produção de leite ou carne a pasto do verão até o outono, ofertando pasto de qualidade para os animais e propiciando excelentes ganhos de peso ou de produção de leite.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer