Field View: plataforma para gestão de informações de campo

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Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Field View: plataforma para gestão de informações de campo

Reunir as informações da lavoura, de forma simples, num único lugar, para analisar plantio, pulverização e colheita, sempre foi uma necessidade. Para apresentar a produtores rurais, agrônomos e consultores de propriedades sua plataforma digital voltada àquele objetivo, o Climate Field View™, da Bayer realizou, dia 25 de julho, em Guarapuava, o Field View Experience 2019.

A programação do evento trouxe, em sua primeira parte, um painel com produtores rurais que contaram aos participantes como começaram a utilizar aquela ferramenta em suas lavouras comerciais. Na segunda parte, os representantes técnicos de vendas Luiz Gustavo Caliani de Vicenzi e Manuela Perri Rocha detalharam o sistema. Vicenzi comentou que o Climate Field View™ tem por objetivo reunir dados que ajudem o produtor a tomar decisões – as informações são coletadas diretamente das máquinas agrícolas para gerar mapas e relatórios de plantio, pulverização e colheita. Manuela ressaltou que a ferramenta é um sistema em evolução constante, com a equipe de desenvolvimento recebendo feed-back dos agricultores e realizando melhorias contínuas.

A apresentação se encerrou no final da tarde, quando os participantes puderam, no local, conhecer estandes de empresas parceiras do Climate Field View™, que apresentaram cada uma suas novidades – tecnologias compatíveis com aquele sistema.

Em entrevista, Vicenzi comentou o conceito da ferramenta: “O Field View é o braço de agricultura digital da Bayer hoje. Os nossos três pilares são: o primeiro, conseguir ter todos os dados do agricultor num lugar só. O segundo é a gestão operacional. Com isso, ele também consegue entender melhor como as máquinas estão sendo operadas no campo. E o nosso terceiro pilar é auxiliar o agricultor a aumentar a produtividade”.

O representante técnico de vendas ressaltou que o sistema foi pensado para ser fácil de usar. “A gente criou o Field View para que seja realmente super simples de ser configurado e se trabalhar. É muito ‘plug and play’. Somos uma plataforma que toma muito cuidado com esta experiência do cliente”, observou.

E se por um lado uma das funcionalidades é armazenar dados na nuvem (algum local da internet cujo acesso pode ser compartilhado), Vicenzi recordou que o Field View realiza a coleta de dados de operação das máquinas mesmo em áreas sem conexão com a rede, como em fazendas nas quais o acesso situa-se apenas na sede e/ou no escritório. “Não precisa ter internet. Temos um dispositivo que se chama Field View drive. Ele coleta a informação que está sendo gerada pela máquina de plantio, pulverização ou colheita e essa informação é enviada diretamente para o i-pad, que gera um mapa em tempo real”. Neste caso, completou, o agricultor ou seu colaborador leva as informações até a sede, onde tem conexão. Solução adotada no Brasil, disse o representante técnico de vendas, é um aplicativo, o Field View Sinc, que funciona no celular com esta mesma finalidade: “Quando essa pessoa voltar para o escritório, as informações também são jogadas para a nuvem”.

Simples também é a instalação do Field View nas máquinas. Conforme recordou, desde seu surgimento em 2017 até agora, o sistema se tornou compatível com um número crescente de equipamentos: “Hoje somos a empresa com maior compatibilidade no mercado. Somos compatíveis com mais de 22 marcas de máquinas. São mais de 200 modelos”.

Vicenzi também sublinhou a presença de parceiros no Field View Experience 2019: “Esse é um evento de agricultura digital. Não só do Field View. Por isso, trazemos os principais parceiros de plataforma e de hardware, para trocar essa ideia com o cliente, e também oferecer serviços”.

Ele assinalou também que é possível conhecer a plataforma em canais de comunicação criados para a divulgação: “Hoje o produtor tem acesso ao nosso site, fieldview.com.br. Além disso, estamos nas redes sociais, no Instagram, no Facebook. Temos um canal exclusivo, que se chama Field View TV, no YouTube. São mais de 5 milhões de inscritos. Toda a semana a gente gera conteúdo exclusivo, novo, e não só sobre o Field View, mas sobre a agricultura digital, como um todo”, finalizou.  

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