Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Declaração do ITR deve ser feita até dia 30 de setembro

O Sindicato Rural de Guarapuava além de prestar esclarecimentos sobre o imposto, realiza a declaração com taxa especial para associados

             Atenção proprietários e produtores rurais de todo o país: o prazo para declaração de Imposto Territorial Rural (ITR) vai até 30 de setembro. A obrigação de apresentar a DITR abrange a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos possuidores.

            A DITR deve ser elaborada com o uso de computador utilizando o Programa Gerador da Declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), relativo a 2019 (Programa ITR 2019), a ser disponibilizado à época própria no site da Receita Federal.

            A multa para o contribuinte que apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50.

       Se depois da apresentação da declaração o contribuinte verificar que cometeu erros ou omitiu informações, deve retificá-la apresentando nova declaração, antes de iniciado o procedimento de lançamento de ofício, sem a interrupção do pagamento do imposto.

        Em Guarapuava, o Sindicato Rural dá orientações sobre o ITR e realiza a declaração para o produtor mediante uma taxa (os sócios têm descontos).  Para obter os valores, os interessados podem consultar a entidade, situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon. Outras informações: 42 3623 1115.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos