Decisões inteligentes no campo

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Decisões inteligentes no campo

A tecnologia e a conectividade estão transformando o agronegócio. Com o Centro de Suporte a Operações da MacPonta Agro, o produtor ganha autonomia e agilidade para tomada de decisão

          Um dos grandes diferenciais dos equipamentos John Deere é a tecnologia. A marca investe constantemente para que o produtor rural possa ter cada vez mais produtividade no campo. Uma única máquina fornece diversas informações para o agricultor. Além disso, ele precisa estar atento a outros inúmeros dados que impactam diretamente em sua atividade diária, como clima, solo e produção. Fazer a gestão de todas essas informações não é tarefa muito fácil.

            Foi pensando nisso que a John Deere lançou o Operations Center – uma plataforma de gerenciamento de dados online que integra informações agronômicas, de máquina e de produção. Ou seja, tudo que realmente importa para o agricultor, passa a ficar concentrado num mesmo lugar. E o melhor é que o produtor consegue acessar todas essas informações de forma segura, centralizada e à distância.

            Acompanhando esse desenvolvimento, a MacPonta Agro inaugurou oficialmente o Centro de Suporte a Operações. Com ele, através do compartilhamento das informações somada a expertise técnica do concessionário, é possível fazer as recomendações certas aos clientes parceiros. Dessa forma, a MacPonta Agro consegue atuar tanto em atendimento remoto, quanto nas otimizações necessárias e no uso mais inteligente e eficaz da tecnologia embarcada nos equipamentos. 

Como funciona o Centro de Suporte a Operações?

Durante o horário comercial, os Técnicos Remotos acompanham as operações das máquinas que recebem o suporte do concessionário. Em caso de problema, o aplicativo emite um alerta. “A sala conta com quatro monitores de TV para o acompanhamento das máquinas. Os avisos aparecem em três diferentes níveis: azul (situação fácil de ser resolvida), amarelo (moderada), vermelho (grave). Quando ocorre um alerta, também aparece o modelo da máquina, proprietário do equipamento e é possível analisar como a situação pode ser resolvida”, explica o Coordenador Técnico, Feliphe Santos.

Em caso de código vermelho, é gerado um PIN que referencia qual é o problema na máquina. Esse código pode ser verificado no sistema Service Advisor da John Deere. “Os Técnicos Remotos identificam como essa situação deve ser resolvida e já encaminham para a equipe de Peças e/ou Serviços um dossiê do que aconteceu e do que precisa ser feito”, ressalta Santos.

Dessa forma, o diagnóstico e a solução de problemas acontecem com muito mais agilidade. Além disso, o Centro de Suporte a Operações possibilita o acesso remoto ao equipamento John Deere. Os técnicos que realizam o monitoramento das máquinas conectadas conseguem olhar a tela do equipamento, que é a mesma que o operador vê. Se há alguma falha de configuração, os colaboradores recomendam como ajustar, sendo possível solucionar uma situação apertando apenas um botão, sem a necessidade do deslocamento da equipe técnica até a propriedade.

            O resultado do uso da ferramenta pelo cliente e do acompanhamento por parte da MacPonta Agro permite mais controle, precisão proteção sobre os dados agronômicos, ao mesmo tempo em que disponibiliza informações úteis para aumentar a produtividade em campo e diminuir riscos. Para saber mais, fale conosco.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.