Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Chegou uma nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

A publicação mais uma vez traz diversos temas de interesse dos produtores rurais de Guarapuava e região

 

Chegou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a edição nº 82 da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. Último número deste ano de 2020, a publicação, do Sindicato Rural de Guarapuava, mais uma vez traz uma série de assuntos de interesse dos produtores rurais do centro-sul do Paraná. 

Dando sequência à série de matérias sobre manejos sustentáveis, a revista vem com mais uma reportagem. Desta vez, o enfoque é para um grupo da região que decidiu realizar, em uma de suas propriedades, um primeiro experimento com insumos biológicos em cevada. Mas abordando outros lados das tecnologias desenvolvidas com base na natureza, as entrevistas abordam ainda a utilização de pó de rocha e a chamada adubação verde. 

E como as inovações estão sempre em pauta no agro, o mais importante evento técnico sobre cereais de inverno, o WinterShow, promovido pela Agrária e a FAPA, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, também mereceu seu destaque. Diante de um encontro técnico que neste ano teve a coragem de se reinventar e apresentou suas palestras pela internet, a reportagem da revista conversou com todos os pesquisadores. As questões técnicas por eles ressaltadas, que foram da nutrição de plantas às tendências do clima, passando aqui também pelos insumos biológicos, mais uma vez tocam em aspectos fundamentais de uma produção eficiente e sustentável. 

Mantendo sua linha de abordar vários lados da produção rural, a revista também mostra a difusão de conhecimento em mais duas atividades: na pecanicultura, a equipe de reportagem conversou com Fronza. Renomado por seu conhecimento naquele cultivo, ele esteve em Guarapuava, onde ministrou um curso do SENAR-PR sobre o manejo das nogueiras. Já na bovinocultura de leite, outra matéria mostra o início de um convênio, entre o Sindicato Rural de Guarapuava e a Unicentro, para oferecer a pecuaristas orientação profissional gratuita em manejo reprodutivo de bovinos, ovinos, caprinos e eqüinos. 

No campo, encerrada em Guarapuava e municípios próximos a época das safras de inverno, a publicação não poderia deixar de refletir as perspectivas das lavouras. E elas começaram de um jeito diferente: de um lado, sob o fenômeno La Niña, a implantação ocorreu com chuvas abaixo das expectativas. Por outro lado, os preços de commodities como trigo, milho, soja e feijão registraram neste ano uma expressiva alta, que se manteve ao longo de vários meses. Dois produtores da região comentam em entrevista como vêem a situação. 

Outro assunto da edição é o aniversário de 53 anos do Sindicato Rural. Mesmo num ano de pandemia, a entidade buscou, na medida do possível e respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, prosseguir com seus serviços para os associados. Porém, o mais importante é que, se eventos técnicos tiveram de ser adiados, a entidade continuou realizando sua atividade de representar e defender a classe rural, participando de várias das videoconferências promovidas pela FAEP sobre temas relevantes. 

Outra matéria destaca que o presidente do Sindicato Rural, o agrônomo e agropecuarista Rodolpho Luiz Werneck Botelho, foi eleito coordenador do Conselho Consultivo Mesorregional Centro do IDR, o Instituto de Desenvolvimento Rural. Entrevistas contextualizam a importância do conselho no debate regional sobre o desenvolvimento do agro. 

Ainda nesta edição, o leitor confere também o evento realizado em conjunto pelo Sindicato Rural de Guarapuava e a Associação Comercial de Empresarial de Guarapuava, com os candidatos a prefeito do município. 

Em outra iniciativa, desta vez com o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná), o Sindicato Rural lembrou o Dia da Araucária, comemorado em 27 de outubro. A entidade sindical distribuiu em sua sede mudas de araucária cultivadas pelo IAT. Com isso, somou forças numa ação estadual promovida pelo instituto, que realizou a distribuição de mudas em várias regiões paranaenses. 

E ao final de um ano de desafios fora do comum, a diretoria do Sindicato Rural agradece aos anunciantes por apoiar mais uma vez a publicação da REVISTA DO PRODUTOR RURAL, o que viabilizou as costumeiras seis edições do ano. Na redação, a equipe de jornalistas dirige seu agradecimento a todos os entrevistados – produtores, profissionais do agro e pesquisadores – por dedicarem tempo para compartilhar suas informações. Diretores e colaboradores do sindicato desejam a todos um Natal de paz e um Ano Novo de superação.

 

 

 

Fonte e imagem: Sindicato Rural de Guarapuava 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer