Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Grupo Pitangueiras

Quarta-feira, 10 de abril de 2019

Celeiro de Inovação é lançado durante o Future Day em Guarapuava

Olhando para o futuro, Guarapuava lançou, na manhã desta terça-feira (09), o Celeiro de Inovação durante o Future Day, no Shopping Cidades dos Lagos. Responsável por interligar todo o ecossistema de inovação em Guarapuava e região, a iniciativa aposta no talento, boas ideias e uso da tecnologia inteligente como forma de criar soluções de transformação social e econômica. O espaço físico, aliado à ações de fomento e expansão, integra o projeto de construção de um ambiente favorável à inovação e ao crescimento guarapuavano.

" A maior expectativa que nós criamos quando decidimos promover esse evento é o processo de sensibilização, é o envolvimento das pessoas para passarem a acreditar e perceber, de forma mais palpável, que inovação e tecnologia são assuntos que nos dizem respeito, sim. Guarapuava está preparada e quer entrar para valer nesse circuito e nós temos muitos talentos com capacidade de produzir inovação, pesquisa, ciência e tecnologia", destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho. 

O momento histórico vivido por Guarapuava nesta manhã é resultado de uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público, que atuam na projeção do Celeiro de Inovação desde 2016, após o prefeito Cesar Silvestri Filho, o empresário Odacir Antonelli conheceram as referências do case de sucesso de Florianópolis em Santa Catarina. "O prefeito Cesar foi a célula que começou desenvolver essa ideia há dois anos quando fomos para Santa Catarina e fez despertar em mim o interesse pela inovação . Estou muito feliz por ter feito parte disso. Guarapuava será outra depois desse projeto, com outra visão, onde os recursos humanos da cidade fiquem aqui", disse o empresário.

Em meio ao lançamento simbólico da pedra fundamental no Future Day, os participantes já puderam ver as máquinas trabalhando na construção do prédio que será a sede da inovação guarapuavana. Segundo o diretor do LAB (Laboratório de Ideias), Andy Troc, esse espaço vai conectar estudantes, pesquisadores, universidades e empresários que trabalharão em projetos inteligentes para ampliar o desenvolvimento econômico local e regional. "Vamos ter toda estrutura que existe dentro de um Centro de Inovação e Tecnologia para empresas de tecnologia se instalarem, área para eventos e inúmeros projetos de inovação onde as universidades podem participar. Será uma conexão com todas as instituições que fazem parte do ecossistema", explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, um dos pontos fortes desta nova realidade vivida por Guarapuava é a aposta no incentivo e na formação de mentes inovadoras na região Central do Paraná. "Muitas pessoas buscam outros grandes centros pela falta de oportunidade, porque não se falava de inovação, não tinha um ecossistema pronto como temos hoje. Não estamos mais no zero. Podemos também ser um centro de formação dessa capacidade de reter os jovens, discutir sobre isso e formar aqui um celeiro de inovação", comemorou o secretário. 

Durante o lançamento, diversos estudantes, pesquisadores, empresários e parceiros prestigiaram um meetup com Fábio Teixeira, brasileiro que é destaque no setor aeroespacial e agrícola. Ele falou sobre sua participação em um projeto da Nasa, a agência espacial norte-americana, e a fundação da HyperCubers, startup incubada no Vale do Silício (Califórnia – EUA), cuja proposta é revolucionar o agronegócio, por meio de uma constelação de nano satélites e inteligência artificial. 

O projeto moderno e sustentável que reunirá todas as soluções tecnológicas desenvolvidas na cidade também foi apresentado. Selando o dia histórico, todos os parceiros assinaram simbolicamente a pedra fundamental, firmando o compromisso com a formação de uma Guarapuava inovadora. 

Também participaram do lançamento o vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro;  presidente da Celepar, Allan Costa; superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; presidente da Câmara, João Napoleão; e os vereadores Marcelinho, Samuca, Danilo Dominico, Pedro Moraes e Márcio Carneiro; secretários municipais, representantes de instituições de ensino, chefes de regionais; representantes de diversas entidades e parceiros do Centro de Inovação.  

 

Fotos: Secom

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Grupo Pitangueiras