Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Segunda-feira, 04 de outubro de 2021

BRS 1054IPRO - NOVOS RUMOS NA PRODUÇÃO!

Com precocidade, a nova cultivar é grande destaque nas regiões mais frias

Um dos recentes lançamentos da Fundação Meridional, em parceria com a Embrapa Soja, é a BRS 1054IPRO, que chegou às lavouras na safra 20/21 e já está agradando os produtores. “A expectativa era justamente criar a cultivar mais precoce da parceria e com conceito TOP 5.000 de rendimento, para a região alta e fria", ressalta o engenheiro agrônomo Marcio Gomes, coordenador técnico da Fundação Meridional.

A BRS 1054IPRO é uma cultivar de Soja Intacta, indicada para a Macrorregião 1 - MR1 - do PR, SC e SP (Regiões Edafoclimáticas - REC 102 e 103), sendo uma das melhores alternativas para atender as regiões com altitudes acima de 700m. Sua resistência ao acamamento, o ciclo superprecoce (GMR 5.4), o hábito de crescimento indeterminado e a estatura de planta, são características que fazem toda a diferença para a região e propiciam um alto potencial produtivo neste cenário.

Excelente para abertura de semeadura

Uma importante característica da BRS 1054IPRO, em relação às cultivares precoces, é seu excelente desempenho no início da época de semeadura, já que possui grupo de maturidade relativa (GMR) de 5.4. “Por conta desta característica é possível que o produtor agregue, até mesmo mais duas culturas na sequência no mesmo ano”, explica Marcio.

Tolerância à estiagem

Outro aspecto agronômico que chama a atenção é que a BRS 1054IPRO apresentou uma boa tolerância à estiagem, durante sua fase de testes. “É preciso deixar claro que ela não tem resistência, mas possui uma boa tolerância a períodos mais longos de estiagem”, ressalta Gomes.

Quem plantou, aprovou.

Há dois anos, ainda em fase pré-comercial, o produtor de Verê-PR, Alisson Possamai, já vem testando a BRS 1054IPRO e ficou muito satisfeito com seu desempenho. “Gostei da variedade. Se saiu muito bem, pois é precoce e tem alto rendimento. No ano passado, produziu 205 sacas por alqueire. As outras cultivares que utilizei, ficaram na faixa de 175 a 180 sacas. Esse próximo ano, vou plantar pelo menos 20 alqueires. É uma cultivar resistente às doenças, tem excelente porte, não acama e corresponde ao investimento”, destaca Possamai.

O produtor Allan Christian de Souza, utilizou a BRS 1054IPRO em uma área de produção comercial, no Distrito de Guaragi, em Ponta Grossa-PR. Ele confirmou que a cultivar é líder de produtividade comparada às opções de mercado para altitudes acima de 700 metros. "Nesta safra, plantei a BRS 1054IPRO e fiquei muito surpreso com a sanidade e o alto potencial produtivo do material da Embrapa. Com certeza, irei aumentar a área dessa cultivar para a próxima safra", afirma Souza.

O produtor Ilseu Peretti, de Chopinzinho-PR, também plantou a BRS 1054IPRO com ótimos resultados. “O material é excelente com porte bom, sem acamamento. Foi plantado no dia primeiro de outubro e mostrou alto potencial de carga, enchendo bem os ponteiros. Tem folhas que facilitam a aplicação e alta sanidade”, avalia o produtor.

Evolução: novas cultivares estarão disponíveis para o produtor

Além das cultivares já disponibilizadas no mercado pela Embrapa, novas variedades de soja com Tecnologias Round-Up Ready®, Intacta RR2 Pro® e Xtend®, já serão utilizadas na safra 2021/2022 por sementeiros e agricultores em diversas regiões. Dentre elas, destacamos que são variedades com excelente desempenho para as regiões mais frias, como: BRS 559RR, BRS 1057IPRO e BRS 2553XTD, que já terão sementes comerciais disponíveis para a safra 2022/2023:

BRS 559RR

Grupo Maturação: 5.9

Potencial de ramificação: Alto

PMS: 160g

Indicação:

MR 1 - PR, SC e SP (REC* 102 e 103)

MR 2 - PR (REC* 201 com altitude > 600 m)

Destaques:

  • Precocidade com Produtividade
  • Antecipação de plantio na macrorregião sojícola 1
  • Resistência à Podridão Radicular de Fitóftora
  • Moderadamente Resistente ao Nematoide de Galha M. javanica

 

BRS 1057IPRO

Grupo Maturação: 5.7

Potencial de ramificação: Médio

PMS: 185 g

Indicação:

MR 1 - PR, SC e SP (REC 102 e 103)

Destaques:

  • Precocidade com Produtividade
  • Antecipação de plantio na macrorregião sojícola 1
  • Resistência à Podridão Radicular de Fitóftora
  • Moderadamente Resistente ao Nematoide de Galha M. javanica

 

BRS 2553XTD

Grupo Maturação: 5.3

Potencial de ramificação: Médio

PMS: 188 g

Indicação:

MR 1 - PR, RS e SC (REC* 102)

Destaques:

  • Super-Precoce
  • Plantas com Porte Controlado
  • Resistência à Podridão Radicular de Fitóftora
  • Opção de Refúgio para i2X.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer