Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Agropec reunirá palestras, leilões, tradicionalismo e culinária regional

Lançado pela Sociedade Rural, evento acontece em outubro, no Parque Lacerda Werneck, com foco em produtores rurais

 

Produtores rurais de Guarapuava e região poderão visitar, no próximo mês, em Guarapuava, um evento inédito no calendário local: promovida pela Sociedade Rural Guarapuava (SRG), com apoio da Cooperaliança, Faculdades Guarapuava e Prefeitura Municipal de Guarapuava – Secretarias de Agricultura e de Turismo, ao lado de outros patrocinadores, a Agropec traz, de 17 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, uma programação com foco no setor agropecuário. As atrações reunirão a difusão de conhecimento em palestras técnicas, a emoção de provas oficiais do Cavalo Crioulo, além de leilões de eqüinos, bovinos e comercialização de ovinos. Completam ainda a programação outras atrações, como exposição de animais, culinária tropeira e o sabor de outros pratos regionais. 

O presidente da Sociedade Rural, Cláudio Marques Azevedo, em entrevista na manhã desta terça-feira, 17, destacou que a intenção da entidade, em 2019, foi inovar, promovendo, em lugar da Expogua, um outro formato de programação: “É um evento voltado tanto aos produtores quanto àqueles que vivem no meio urbano, mas também se interessam pelo campo”. Por aquele motivo, completou, a diretoria denominou o evento de Agropec – numa referência aos segmentos de agricultura e pecuária. Ainda de acordo com ele, outro ponto que marca a identidade da Agropec é valorizar os destaques locais na agropecuária, na cultura e na gastronomia. O evento apresentará também culinária tradicional. 

Azevedo destacou que a proposta da Sociedade Rural ganhou, já num primeiro momento, os apoios da Cooperaliança, Faculdades Guarapuava e Prefeitura de Guarapuava, com a entidade passando então a definir juntas as atrações, suas datas e horários. 

O presidente da entidade lembrou que em 2018 a Expogua havia aberto espaço para etapas focadas especificamente nos pecuaristas, como as palestras técnicas que a Cooperaliança promoveu em seu estande, onde especialistas abordaram questões da criação de bovinos e ovinos. Agora, assinalou, esta idéia ganhou ainda mais força entre os organizadores, seguindo a tendência de eventos de alguns setores rurais: “Estabelecemos esse conceito e fortalecemos o foco na parte técnica”. 

Segundo antecipou, no primeiro dia do evento, quinta-feira, 17 de outubro, no Pavilhão de Eventos do Parque, a Cooperaliança realizará palestras, abertas a cooperados e a produtores em geral, sobre bovinocultura de corte. 

A abertura oficial da Agropec está prevista para a noite, a partir das 19h, no Pavilhão de Eventos. Na sequência, o evento apresenta Prosa e Jantar Tropeiro (por adesão). Na Prosa, o público poderá conhecer também um pouco do tropeirismo, quando um tradicionalista do grupo Tropeiros dos Campos de Guarapuava falará sobre o período considerado por historiadores como importante na formação de Guarapuava e de outros municípios. 
No jantar, no Galpão Gastronômico, mantendo o clima cultural, o cardápio promete trazer o que há de melhor entre os sabores tradicionais das longas jornadas tropeiras, com o Arroz Carreteiro, o Feijão Tropeiro e a típica Quirera Lapeana. 

No dia 18, as palestras técnicas da Cooperaliança prosseguem no Pavilhão de Eventos abordando a ovinocultura, com a 7ª edição de um dos mais destacados encontros do segmento em nível regional, a Ovinotec. 

Depois, às 15h, estão previstos um café colonial, o Café com Ovelhas, e um momento de comercialização de ovinos, o Balcão de Negócios. De acordo com os organizadores, esta etapa tem o objetivo de oferecer aos ovinocultores a oportunidade de adquirir animais. A Cooperaliança coloca à venda fêmeas selecionadas (Île-de-France, Texel, Hampshire e Poll Dorset) e machos de criatórios de cabanhas convidadas. 

A parceria com a Prefeitura de Guarapuava, relatou Azevedo, trouxe outro atrativo para a Agropec: pratos regionais que fizeram sucesso no Festival de Inverno Gastronômico promovido pelo Município, em julho deste ano no Parque do Lago, estarão de volta. “São chefes de cozinha de Guarapuava, que foram vencedores no Festival Gastronômico, além daqueles que eram já parceiros nossos”, explicou.

Outros pontos da programação ainda estão sendo definidos, mas os leilões de animais já estão programados: dia 18, Leilão do Cavalo Crioulo; dia 19, Leilão do Angus – ambos à noite. No dia 20, à tarde, acontece o Leilão de Gado Geral.

Já as provas do Cavalo Crioulo, conforme acrescentou o presidente da Sociedade Rural, acontecerão em paralelo a toda a programação. Para a concretização de mais esta atração, Azevedo agradeceu e enalteceu também o apoio que a Agropec recebeu do Núcleo de Criadores do Cavalo Crioulo de Guarapuava (NCCCG). Ele observou que, ao longo do tempo, o centro-sul paranaense vêm se destacando neste setor: “Essa atividade tem crescido bastante na nossa região, com cabanhas que estão investindo no Cavalo Crioulo. Eles (os membros do NCCCG) trouxeram para Guarapuava uma Credenciadora do Freio de Ouro para 2020. A cidade entrou no circuito e isso também gera mais um fortalecimento para o evento”.  

Para o público em geral, o presidente da Sociedade Rural antecipa que a Agropec traz outra novidade: “O acesso ao evento, em todos os dias da programação no Parque Lacerda Werneck, é gratuito”. Será necessário apenas o visitante realizar um cadastro na entrada. A Sociedade Rural divulgará mais detalhes da Agropec nos próximos dias. Também apóia o evento o Sindicato Rural de Guarapuava.

 

SERVIÇO:

Evento: Agropec
Realização: Sociedade Rural Guarapuava
Patrocinadores Master: Cooperaliança, Faculdades Guarapuava e Prefeitura Municipal de Guarapuava (Secretarias municipais de Agricultura e de Turismo)

Data: 17 a 20 de outubro
Local: Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava (PR)
Entrada: franca (visitantes devem realizar apenas cadastro na entrada) 

Palestras técnicas da Cooperaliança – Pavilhão de Eventos
(abertas ao público)

17/10: Bovinocultura de corte

18/10: Ovinocultura de corte
7ª Edição da Ovinotec, da Cooperaliança 
Café com Ovelhas
Balcão de Negócio – Venda de ovinos (fêmeas e machos)

Leilões de animais 

À noite
18/10: Leilão do Cavalo Crioulo
19/10: Leilão do Angus

À tarde
20/10: Leilão de Gado Geral

Durante o evento: 

Provas do Cavalo Crioulo na pista de laço – Credenciadora ao Freio de Ouro 2020

Galpão Gastronômico – culinária regional 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos