Alta apresenta destaques da bateria na Expoinel Minas e 1ª ExpoGirolando

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Alta apresenta destaques da bateria na Expoinel Minas e 1ª ExpoGirolando

A cidade de Uberaba (MG) recebe a Feira Estadual de Gado Nelore (Expoinel Minas) e a 1ª Exposição Interestadual da Raça Girolando, entre os dias 17 e 24 de fevereiro, no Parque de Exposições Fernando Costa.

Neste ano, a Alta leva os destaques da bateria Nelore e Girolando para disputar os principais títulos das competições.

A Expoinel abre o calendário de exposições do gado de corte elite e reúne os principais criadores e animais da raça. “É uma feira tradicional na qual a genética da Alta sempre se destaca. Desde os animais expostos boa parte são filhos de touros da Central”, destaca Rafael Oliveira, gerente de produto corte zebu.

Uma das apostas para esse ano é a progênie do reprodutor Kayak TE Mafra. O touro é filho do consagrado Basco de Naviraí, atual líder do ranking da ACNB e sua mãe Liaka é considerada uma das principais doadoras da raça Nelore. Foi Grande Campeão da Exbozebu 2014 e seus filhos tem ganhado destaques nas pistas de prova em todo o país. Na Expozebu 2017 fez dois grandes campeões, “sendo uma genética que tem comprovado sua eficiência nos últimos anos, fazendo diversos filhos e filhas campeões. E com certeza teremos mais um filho premiado na Expoinel 2018”, diz Oliveira.

Outro destaque é o touro Nasik FIV da Perboni, Grande Campeão da Expoinel 2012 e destaque do Ranking da ACNB. Teve diversas progênies em destaque na Expozebu 2017 e promete filhos campeões nesta edição da Expoinel Minas.

A Alta também traz em sua bateria Nelore o reprodutor Alarme EDTO, Grande Campeão da Expozebu 2012, utilizado em grande escala nos animais de pista, por transmitir sua progênie muito comprimento, musculatura e beleza racial.

ExpoGirolando

Neste ano a novidade é a 1ª Exposição Interestadual da Raça Girolando, que acontece em paralelo a Expoinel Minas, contando com a exposição de 223 animais. A feira retoma as competições da raça Girolando, em Uberaba (MG).

“Estamos muito felizes com essa oportunidade. Minas é um estado leiteiro e voltar a ter competições Girolando em Uberaba e uma ótima oportunidade de os criadores conhecerem os animais ao vivo e trocar experiência com nossa equipe técnica”, destaca Guilherme Marquez, gerente de produto leite nacional da Alta.

A Central terá muita genética da pista, “mostrando que a confirmação dos animais da bateria está equilibrada”, reforça.  Entre os destaques está a reprodutor Jagunço VIII FIV Shottle Alegre, um dos mais requisitados touros jovens Girolando 5/8. Sua mãe Colônia, foi recorde de vendas ¼ e é a primeira vaca clonada da raça.

Os criadores também poderão conhecer Imperador Baxter Volta Fria, líder de vendas em touros jovens da Alta, sendo um dos animais mais consagrados nas Exposições por todo o Brasil, Bi Grande Campeão Nacional da Raça Girolando. Suas filhas possuem produções médias acima de 25kg/dia e muita força leiteira.

Também destaque da bateria Girolando, a Alta apresentará o Charmoso Wildman Tannus, considerado 'rei' da raça Girolando ¾ é líder de vendas na Alta. Provado pela Embrapa e provada por suas filhas, possui forma leiteira, úberes espetaculares e muito leite em sua progênie.

Outra genética de filhas premiadas é Demétrio Felicidade Braxton Nova Terra, filho de Braxton na matriz 1/4 Felicidade FIV Everest Volta Fria. Sua mãe, Felicidade, se destaca pelo seu ótimo composto de úbere, com VGA de Leite de 574 kg e lactação de 7.721 kg. É um touro de muita força de anterior e ótimos aprumos.

O calendário de competições começará com o Torneio Leiteiro, no dia 17 de fevereiro. A disputa vai até o dia 22. Já os julgamentos acontecerão entre os dias 22 e 24 de fevereiro

 

A 1ª Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite Etapa Sul/Sudeste é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em parceria com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A feira acontecerá no Parque Fernando Costa paralelamente a outras exposições das raças zebuínas Gir Leiteiro, Indubrasil, Nelore e Tabapuã.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.