Cenário positivo para países emergentes

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cenário positivo para países emergentes

Estas nações prometem crescer de forma estável em 2018. É notícia ótima para o agronegócio brasileiro.

 

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirigente do Núcleo de Agronegócio da ESPM.

 

   Os países emergentes prometem crescer de forma estável em 2018. É notícia ótima para o agronegócio brasileiro.

   Nossos clientes, como China e Índia, apontam metas positivas elevadas e estáveis do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018. China, com um crescimento de 6,5% e a Índia crescendo 7,1%, sendo a campeã mundial de projeção de crescimento para 2018.

   A média dos países emergentes deverá crescer 4,7% neste ano, frente a 4,6% no ano passado. Na América Latina deveremos ter crescimento passando de 1,3% do PIB em 2017, para 2,5% neste ano; e os destaques estão para a recuperação de Chile, Argentina e Brasil.

   Notícias do Brasil revelam que a safra vai bem. Estamos com um clima positivo neste momento, e acreditam as lideranças no interior do país, que poderemos reverter a expectativa de quebra da safra por questões climáticas.

   O setor vegetal com carnes está indo bem, continuamos alimentando positivamente o cenário da economia nacional. Risco mesmo no Brasil hoje é o governo e a administração pública.

   E para mitigar esse risco, está na hora da sociedade civil organizada assumir o comando do Leme brasileiro. Quem paga a conta deve comandar. É hora de falar mais do empreendedor e das cooperativas, do que do Bolsonaro, do Lula, do Meirelles ou do Michel Temer. É hora de chamar a atenção das representações reais e legítimas e convocá-las para comandar o país. Cadê as confederações nacionais empresariais? Apareçam. 

   O presente do agronegócio? Cenários bons dos nossos clientes internacionais e perspectiva positiva de safra no país.

 

 


Sobre o CCAS

   O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto. 

   O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico. 

   Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas. 

   A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Sindicato Rural de Guarapuava / Arquivo)

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.