Simpósio de Bovinocultura de Leite é reconhecido como um evento importante para o desenvolvimento do setor leiteiro da região

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Simpósio de Bovinocultura de Leite é reconhecido como um evento importante para o desenvolvimento do setor leiteiro da região

O 2º Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite teve a abertura oficial na noite desta quarta-feira (4), no Anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. Diversas autoridades, representantes de empresas, cooperativas e entidades do setor, produtores rurais e estudantes estiveram presentes na cerimônia. O evento está sendo promovido pela Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural, com o patrocínio e apoio de diversas entidades e empresas parceiras.

O presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, recepcionou os convidados ressaltando a importância de eventos como o simpósio para que o setor leiteiro produza cada vez mais e com maior qualidade.

O diretor financeiro da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), João Luiz Rodrigues Biscaia, também esteve presente ao evento. “É um prazer estar mais uma vez em Guarapuava e no Sindicato Rural, na abertura de um evento tão importante para o setor leiteiro da região”, exaltou em sua fala, complementando que “é conversando e discutindo os problemas que vamos desenvolver o setor. Crise? Temos sempre, não é a última e nem a primeira. Mas são em eventos como este que nós aprendemos mais e evoluímos para vencer as dificuldades”. Biscaia ainda comentou sobre a importância do gerenciamento das propriedades. “Precisamos gerenciar a propriedade como uma empresa. Esquecer paixões, pois empresa não tem coração. Hoje existem diversos treinamentos para questão gerencial administrativa e precisamos urgentemente ir atrás deles”.

Além disso, o diretor da Faep ressaltou a importância que o leite representa para o Paraná: “O leite está presente em 100% dos municípios do nosso Estado. Somos o segundo maior produtor de leite do país, perdemos apenas para Minas Gerais”.

O vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro, ressaltou que o leite é uma atividade importante para a região e que a Prefeitura Municipal vem auxiliando, principalmente, os pequenos produtores com programas que visam a assistência técnica, com foco na recuperação do solo, melhorando a qualidade das pastagens; sanidade animal; e genética. “Mas, acima de tudo, precisamos ainda mais de integração, organização e planejamento de toda cadeia produtiva do leite”.

O 2º Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite é realizado pela Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava. A organização fica por conta do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite do Centro Sul, Coamig, Emater, Pró Rural, SEAB, FAEP, UNICENTRO e Secretaria Municipal de Agricultura. Os patrocinadores são Coamig, J Losso, Concreaço/Metalúrgica Filipin, Pioneer, Tortuga/DSM, Sementes Agroceres, Laticínio Szura, Recitech, ABS, Agrária Nutrição Animal, Bmilk, C. Vale, Jordana Bier, LS Trator Sul, Nutron/Cargill, Relenvanz Engenharia, Sementes Adriana, Sicredi e o apoio da Coasul, Dekalb e Piscicultura Progresso.

           

 

Show de Magia

 

Após a cerimônia de abertura, adultos e crianças se divertiram assistindo o show de mágica e humor, com o mágico paranaense Andrey Mandrake.  O mágico que ficou conhecido nacionalmente por suas mágicas com moradores de rua, em Curitiba, interagiu e arrancou boas risadas do público presente. Um coquetel foi servido após as apresentações e o público também pode visitar os estandes das empresas parceiras.

        

 

Programação

 

A programação continua o dia todo, nesta quinta-feira (5), com a apresentação de diversas palestras técnicas e mesas-redondas. E ainda sexta-feira (6), com as visitas técnicas. Confira:

 

5 de outubro – quinta-feira 

Sindicato Rural 

 

8h30 – 10 índices zootécnicos que todo produtor de leite deveria conhecer 

(Prof. Rodrigo de Almeida – UFPR)

 

9h20 – Fatores nutricionais que afetam o LINA (Leite instável não-ácido) 

(Zootecnista Leopoldo Los – Frísia)

 

10h10 – Milk break

(Visitação a estandes)

 

10h40Compost barn

(Zootecnista Edgar Moser Neto – DSM Tortuga)

 

11h30 – Mesa-redonda 

(Mediador: Anton Egles, médico veterinário)

 

12h – Intervalo para almoço 

 

14h – Case de sucesso 

Produtora rural Marlene Kaiut, de Carambeí (PR)

(Campeã do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios PR e vice-campeã nacional 2015)

 

14h50 – Estratégias alimentares para bovinos leiteiros, com enfoque nas culturas de inverno 

(Pesquisador Elir de Oliveira – IAPAR)

 

15h40 – Milk break 

(Visitação a estandes)

 

16h – Período de transição – como preparar sua vaca para o parto 

(Veterinário Alceu Miguel Jr Draszevski – DSM Tortuga)

 

17h15 – Mesa-redonda

(Mediador: veterinário Jairo Luiz Ramos Neto, produtor rural e membro da diretoria do Sindicato Rural de Guarapuava)

  

6 de outubro – sexta-feira 

Visitas técnicas

 

8h – Fazenda Jersey Pletz – Guarapuava (PR)

(Rebanho jersey)

Palestra: “Começando do zero: desafios e oportunidades”, com o proprietário e produtor Eduardo Pletz 

 

14h – Fazenda Sol Nascente – Campina do Simão (PR) 

(Rebanho holandês)

Proprietária e produtora: Suzana Rickli e filhos

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.