Lançamento do Prosolo reúne mais de 300 pessoas em Guarapuava

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 31 de maio de 2017

Lançamento do Prosolo reúne mais de 300 pessoas em Guarapuava

Ocorreu na manhã desta terça-feira (30), o lançamento do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), no Sindicato Rural de Guarapuava. Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento, que está sendo realizado em diversos municípios do Estado, com o objetivo de divulgar o programa.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara afirmou que a agricultura do Paraná vai muito bem e que as ações do Prosolo vêm contribuir para que os resultados continuem bons. “Sempre incentivamos os produtores a produzirem de forma consciente. Com o uso de boas práticas, do jeito correto. Conduzindo e armazenando água, repondo fertilidade e matéria orgânica no solo. Entendemos que essas ações de conservação são essenciais para que continuemos ganhando o jogo na agricultura do Estado. Um solo compactado e com erosão tende a perder produtividade, o que não queremos”. Ortigara ressaltou ainda que o programa não impõem nada ao produtor rural. “Cada realidade vai exigir um comportamento, e por isso, estamos treinando os técnicos, para que eles estejam capacitados na hora de conduzir um processo de conservação dentro da propriedade”.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette ressaltou que o Prosolo é um programa que envolve todo o setor agropecuário em busca de uma produção com sustentabilidade e eficiência. “O programa não é do governo estadual. É um programa que envolve toda a sociedade. Cada um que esteja envolvido neste setor deve fazer sua parte e devemos cobrar que seja um programa continuado, para que assim o Paraná continue sendo um Estado de ponta na produção agrícola e que o nosso produtor produza com sustentabilidade”.

Diversas autoridades do setor estiveram presentes no evento. Compuseram a mesa principal: o Prefeito Municipal de Guarapuava César Silvestri Filho; o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora; o secretário de Estado de Agricultura e de Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; presidente da Faep, Ágide Meneguette;o vice-presidente da Fetaep, Marcos Brambilla; presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl; presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann; presidente da Adapar, Inácio Kroetz e o diretor técnico do IAPAR, Tiago Pellini.

Após os pronunciamentos, o evento teve continuidade com três palestras relacionadas ao tema do Prosolo, sendo elas: Importância do Manejo e Conservação do Solo e Água – Propriedades Rurais e Microbacias, com o engenheiro agrônomo Marcos José Vieira; Programa Integrado de Solos e Água, com o engenheiro agrônomo da Faep, Werner Herman Meyer Junior; Uso e Conservação do Solo, com o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrária, Elisandro Ricardo Klug.

 

Adesão ao Prosolo

 

O produtor rural adere ao programa de forma voluntária. A adesão se dá por meio de um formulário que está disponível nos escritórios da Emater. Após o preenchimento, o produtor se compromete a  apresentar à Emater o projeto de conservação de solo e água de sua propriedade em até um ano após a data de sua adesão. O formulário de adesão estará disponível até o dia 28 de agosto de 2017.

O projeto deve ser elaborado por um profissional habilitado, o qual deverá prever no cronograma o prazo de até três anos para sua execução. Para os produtores que forem notificados por descumprimento da legislação de solo, haverá um prazo de 60 dias para a adesão ao programa, o qual terá sua notificação suspensa desde que cumpra as obrigações assumidas no termo de adesão.

Outras informações podem ser obtidas por meio do site do programa: www.prosolo.pr.gov.br.

Fazem parte do Prosolo Paraná as seguintes entidades: Seab, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia; Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Estado do Planejamento, Faep, Fetaep, Sistema Ocepar, Adapar, Iapar, Emater, Codapar, Copel, Itaipú Binacional, Sanepar, Associação dos Municípios do Paraná, Febrapdp, Apepa, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná, IAP, Instituto das Águas do Paraná, Instituto de Florestas do Paraná, Embrapa Florestas e Nepar.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.