Representantes do Sindicato Rural participaram do Encontro das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais da Faep

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 03 de abril de 2017

Representantes do Sindicato Rural participaram do Encontro das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais da Faep

Na última sexta-feira (31), representantes do Sindicato Rural de Guarapuava que fazem parte das comissões técnicas da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) reuniram-se em Curitiba para o Encontro das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais.

Durante a manhã, o engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros, doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) abordou o cenário do agronegócio brasileiro, as tendências para da safra que está em andamento e as projeções do mercado nos Estados Unidos, que tem influência direta nas decisões dos produtores locais.

O especialista apresentou números atualizados da safra em andamento. De acordo as projeções da consultoria MB, da qual é sócio, a safra de soja será de 110 milhões de toneladas, 15 milhões a mais em relação a temporada passada. Os produtores brasileiros devem colher 31 milhões de toneladas de milho verão, contra 25 no ano passado. A surpresa está na projeção do cereal safrinha, que tem potencial para 60 milhões de toneladas.

Um dos pontos abordados por Barros foi a economia mundial e a posição que o Brasil assume diante de algumas mudanças e pode ser uma boa notícia para os brasileiros. “O protecionismo imposto por diversos países, principalmente nos Estados Unidos, principal economia do mundo, atrelado à projeção do Banco Mundial de crescimento maior das economias de diversas nações ao redor do mundo em relação a 2016, podem abrir novos mercados para os produtos brasileiros. Porém, para que as oportunidades sejam aproveitadas, o Brasil precisa, rapidamente, adequar questões internas”, afirmou Barros.

Na segunda parte do Encontro das Comissões Técnicas da FAEP, sete reuniões foram realizadas: Avicultura/ Suinocultura; Bovinocultura de Leite e de Corte; Cafeicultura; Cereais, fibras e oleaginosas; Caprinocultura e Ovinocultura; Hortifruticultura e Meio Ambiente. Ao todo, mais de 300 pessoas participaram do evento.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.