Mulheres ocupam mais espaços de liderança no agronegócio

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Mulheres ocupam mais espaços de liderança no agronegócio

Pesquisa intitulada “Mulheres no Agronegócio” comprova que as produtoras rurais estão assumindo posições de protagonismo no setor

Antes uma atividade estritamente masculina, a agropecuária aos poucos vai se abrindo para as mulheres. Esse cenário vem mudando nos últimos anos e as produtoras rurais estão assumindo posições de protagonismo, não apenas nas propriedades, mas também em associações, cooperativas e instituições representativas de classe. Para identificar quem são e como atuam as mulheres do agronegócio brasileiro, a consultoria PwC e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) realizaram, entre 2015 e 2016, a pesquisa intitulada “Mulheres no Agronegócio”.

A pesquisa foi realizada em duas fases: quantitativa e qualitativa. Na primeira fase, foram entrevistadas 301 mulheres em diversas regiões do país. Na segunda etapa, um número menor de participantes respondeu a um questionário mais extenso, para ajudar a identificar o perfil da mulher do agronegócio.

O levantamento mostrou, por exemplo, que 35% das entrevistadas cultivam soja, 34% trabalham com bovinocultura, 60% possuem curso superior e 73% atuam na administração das propriedades.

A reportagem entrevistou quatro mulheres de diferentes gerações e regiões do Estado, que atuam em posições de liderança, tanto na condução da propriedade, quanto em estruturas coletivas, como cooperativas, associações e sindicatos rurais.

Leia a matéria completa aqui.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.