Governo facilitará acesso a recursos do Pró-Rural

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 24 de março de 2017

Governo facilitará acesso a recursos do Pró-Rural

As cooperativas interessadas deverão atender ao chamamento público, por meio de editais, para que tenham acesso aos recursos que fortalecerão a produção e a agroindústria

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento vai poiar iniciativas de associações e cooperativas de agricultura familiar para que elas acessem os recursos do Pró-Rural. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (02) pelo secretário Norberto Ortigara durante a abertura do 5º Congresso da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em Francisco Beltrão.

“Nos próximos 15 dias, apoiaremos e vamos facilitar o acesso aos recursos do Pró-Rural, mediante apresentação de projetos de geração de renda”, anunciou Ortigara. As cooperativas interessadas deverão atender ao chamamento público, por meio de editais, para que elas tenham acesso aos recursos que fortalecerão a produção e a agroindústria.

Além disso, o secretário apresentou os programas sociais que serão executados pelo Governo do Estado em 2017 em benefício dos agricultores familiares. A partir deste mês, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento vai concentrar sua atuação em ações nas áreas mais pobres e vulneráveis do Paraná. A Secretaria já comprou nove Patrulhas Rurais, que vão conservar as estradas dos 132 municípios atendidos pelo programa Pró-Rural, financiado pelo Banco Mundial, em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

PARCERIAS – Ortigara falou da disponibilidade em fazer parceria com as cooperativas e nos empreendimentos sociais desenvolvidos por elas. “Somos parceiros da Unicafes e de suas cooperativas para ajudar a melhorar a vida no campo, através do trabalho. Podemos ampliar essa parceria nas usinas de leite do Sudoeste, por exemplo, com projetos de ampliação e adequação das cooperativas de leite da agricultura familiar”, disse.

PROGRAMAS – Os dirigentes das cooperativas conheceram os diversos programas promovidos pelo Governo do Paraná para a agricultura familiar. Ortigaram explicou o funcionamento de vários projetos, como o Fundo de Combate à Pobreza, que trata da inclusão produtiva do agricultor em situação de vulnerabilidade.

O secretário falou ainda sobre o programa de Segurança Alimentar, que promove a compra direta de produtos da agricultura familiar para compor a merenda escolar, além de fornecer alimentos para asilos, casas-lares e restaurantes populares.

AJUDA SOCIAL – A Secretaria de Agricultura conta com um serviço de identificação de famílias do meio rural que vivem em condições de miserabilidade. Quando identificadas, estas famílias são assistidas pelo programa Família Paranaense. “Nossos técnicos identificam essas famílias e projetam os investimentos necessários em suas casas, desde o mais básico, que é ter um banheiro na residência, até a orientação para que façam uma horta e passem a ser fornecedores dos programas de Governo, para que tenham renda garantida”, explicou.

MICROBACIAS – Os participantes do encontro também foram orientados sobre a importância da preservação do solo. O Governo do Paraná já capacitou dois mil profissionais de agronomia que orientarão os produtores paranaenses a fazer um bom sistema de conservação e proteger so solo e a água na propriedade.

Os técnicos da Emater e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento estão trabalhando em 250 microbacias no Estado, consideradas as mais críticas, onde foram identificados mais problemas de erosão, solo mais degradado e rios mais turvos. A intenção da secretaria é projetar as modificações que precisam ser feitas nas regiões, levantar a necessidade de recursos e, por fim, fazer com que as áreas componham um projeto-piloto que, no futuro, tornem-se modelo para outras comunidades.

Fonte: AE Notícias

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.